Inscrições abertas para Mestrado Profissional em artes do Prof-Artes 2024

publicado: 26/09/2023 09h21, última modificação: 26/09/2023 18h59
Na UFMA, serão oferecidas 18 vagas
Inscrições abertas para Mestrado Profissional em artes do Prof-Artes 2024

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) - turma 2024, da Universidade Federal do Maranhão. Serão ofertadas 18 vagas, sendo distribuídas da seguinte forma: 6 para Artes Visuais, 7 para Música e 7 para Teatro.

As inscrições, que deverão ser efetuadas on-line, já podem ser feitas e se estendem até o dia 30 de setembro de 2023. Para concorrer ao PROF-ARTES, os candidatos devem ser professores na Educação Básica pública, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. Além disso, é preciso ter um diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e estar lecionando disciplinas relacionadas às artes, que podem abranger as áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música, em Instituições de Ensino e/ou Culturais Públicas.

Esse programa é oficialmente reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, e tem por propósito capacitar professores que atuam na rede pública de ensino na área de Arte, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino no país.

Em entrevista ao programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade, o coordenador do mestrado, o professor Reinaldo Portal Domingo, e o vice-coordenador, o professor Alberto Dantas Filho, detalham os procedimentos para as inscrições e como ocorrerá o processo seletivo. O coordenador Reinaldo Portal enfatiza que o grande diferencial deste ano é que professores com contratos poderão inscrever-se no programa. Confira a entrevista aqui.

O Prof-Artes possui duração total de 420 horas, das quais 360 horas são dedicadas a aulas presenciais, e 60 horas são ministradas na modalidade de ensino a distância. O edital e outras informações constam na página do Prof-Artes.

Saiba mais

O Prof-Artes é um Mestrado Profissional em Artes com área de concentração em “Ensino de Artes”, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. As instituições de ensino superior associadas são a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Por: Josycleide Santos

Produção: Alan Veras