Notícias

Inscrições abertas para a XI Jornada Internacional de Políticas Públicas

publicado: 02/08/2023 13h48, última modificação: 03/08/2023 10h36
Inscrições abertas para a XI Jornada Internacional de Políticas Públicas

A XI Jornada Internacional de Políticas Públicas (Joinpp) será realizada de 19 a 22 de setembro no Câmpus São Luís. Trazendo como tema “Reificação Capitalista e Emancipação Humana como Necessidade Histórica: formação da consciência de classe na luta de hegemonias”, o evento tem como propósito estratégico estimular a produção de conhecimento, a formação de recursos humanos e a troca de experiências entre pesquisadores, em âmbitos local, nacional e internacional. As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento, com o período iniciando hoje, 2, e se estendendo até o dia 20 de agosto, para aqueles que possuem trabalhos aprovados, e, 1º de setembro para aqueles que não apresentarão.

A Joinpp integra a estratégia do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA de ampliar e intensificar sua inserção na comunidade científica nacional e internacional, tendo em vista elevar o padrão da formação acadêmica e da pesquisa científica no âmbito das Políticas Públicas. Dessa forma, o evento trará diversas reflexões acerca dos seus eixos temáticos por meio de apresentações, mesas-redondas, minicursos e palestras, trazendo convidados do cenário nacional e internacional.   

A programação, com início no dia 19, começará às 9h com a cerimônia de abertura, e, em seguida, sua conferência inicial, homônima ao evento, ministrado pelos professores Flávio Bezerra de Farias da UFMA e Olga Fernández Ríos, da Academia de Ciências de Cuba. Após isso, o evento contará com a exibição de documentário e a primeira sessão de minicurso, que precederá a realização das mesas temáticas, realizadas simultaneamente.

Nos dias seguintes o evento receberá, além de apresentações realizadas nos 14 eixos temáticos disponíveis no site do evento, diversos minicursos e apresentação de filmes e documentários,  contando também com a realização de três mesas-redondas, além da conferência de encerramento.  A primeira, realizada na manhã do segundo dia, é intitulada “Crise Civilizatória Capitalista e Exigência Atual de Superação da Reificação no Sistema, na Dialética e dos Seres Sociais e Naturais” e será ministrada pelo professor Ricardo Antunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Luiz Suarez Salazar, do Instituto Superior de Relaciones Internacionales (Isri) de Cuba. 

No terceiro dia, a jornada receberá a mesa Cultura, Ideologia e política: Projetos Societários em Confronto, pelos expositores Francisco Dominguez, da Universidade de Middlesex de Londres; Virginia Fontes, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e  Javier Balsa, da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), da Argentina. No último dia, será realizada a mesa “A Formação da Consciência de Classe das Massas no Processo de Democratização na Luta pela Hegemonia e Emancipação Humana como Necessidade Histórica”, ministrada por Ana Ester Ceceña, da Universidad Nacional Autónoma de México;  Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Cláudia Durans, da UFMA. 

Também no último dia, com início às 16h, será realizada a conferência de encerramento, “100 anos de Historia e Conscientização de classe, de György Lukács”, por Mauro Iasi, da UFRJ; e Pierre Cours-Salies, da Université Paris VIII. Após isso, às 18h, o evento seguirá para sua cerimônia de encerramento. 

Por: Juan Terra 

Produção: Alan Veras 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: