Inscrições abertas de cursos autoinstrucionais na plataforma SAITE AVA

publicado: 15/01/2021 17h57, última modificação: 15/01/2021 20h14

SÃO LUÍS – O projeto “EaD para Você”, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão ainda tem inscrições abertas para mais de 12 cursos a distância, tendo como público-alvo docentes, discentes e servidores da Universidade. O Saite AVA, sistema de gerenciamento de aprendizado Moodle, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Saite (CNPq-UFMA), em colaboração com a UNA-SUS-UFMA, tem o objetivo de ofertar cursos autoinstrucionais realizados sem a presença de um tutor, voltados para a utilização de ferramentas e tecnologias educacionais.

Para realizar o primeiro acesso, o login deve ser feito com o número de matrícula referente a condição do cursista, no caso da matrícula Siape, e os numerais 0 no início da matrícula são anulados, com senha padrão “Ufma2020”.

Conheça os cursos

• Direitos Autorais e Recursos Educacionais Digitais

Neste curso, serão apresentados os principais aspectos sobre propriedade intelectual, direito autoral, direito de software e direito da personalidade, a serem considerados durante a produção de recursos educacionais digitais, para sua posterior disponibilização e utilização em conformidade com a legislação.

• Aplicação dos conceitos básicos de propriedade intelectual, direitos autoral, de software e da personalidade

Neste curso, serão apresentadas as aplicações práticas dos conceitos iniciais sobre propriedade intelectual, direitos autorais e de software na produção de obras intelectuais e artísticas.

• Introdução à propriedade intelectual, direitos autoral, de software e da personalidade:

O curso apresenta os conceitos iniciais sobre propriedade intelectual, com enfoque nos direitos autorais e de software, além de abordar pontos essenciais dos direitos da personalidade.

• Impacto e visibilidade dos recursos educacionais produzidos:

O curso visa orientar os professores/autores de recursos educacionais sobre como aumentar o impacto e a visibilidade desse tipo de produção técnica, utilizando identificadores únicos, como: ORCID, ISBN e DOI.

• Planejando Aulas para EaD:

O curso busca auxiliar na compreensão das etapas e características do planejamento de aulas para a Educação a Distância, levando em consideração as aproximações com desenhos educacionais tradicionais e as peculiaridades que distinguem essa modalidade.

• Introdução à Educação a Distância:

O curso pretende familiarizar o professor cursista com a EaD, apresentando um conteúdo introdutório sobre o processo de construção da educação a distância no Brasil, assim como as definições, as características e as vantagens da EaD.

• Tutoria On-line:

O objetivo principal do curso é contextualizar o professor cursista sobre o papel do tutor, dos alunos e docentes no processo didático de ensino na modalidade a distância.

• Fontes de informação de recursos educacionais:

O curso viabiliza e orienta a busca de recursos educacionais que podem auxiliar no desenvolvimento de aulas por meio da internet.

• Seleção de mídias digitais para EaD

O objetivo do curso é compreender a aplicabilidade de mídias digitais como soluções educacionais, identificando critérios para a seleção delas para a educação a distância.

• Criação de situações de aprendizagem para EaD

O objetivo do curso é que os professores possam reconhecer as estratégias e recomendações para a criação de situações de aprendizagem para a Educação a Distância, considerando as características da modalidade e as possibilidades tecnológicas existentes.

• Ferramentas e recursos didáticos para produção de Videoaulas – Módulo I

O curso oferece uma possibilidade de recriar o ambiente educacional, mediado por tecnologia, competências colaborativas e protagonismo dos discentes na produção do próprio conhecimento.

• Ferramentas e recursos didáticos para produção de Videoaulas – Módulo II

No Módulo 2 são apresentadas outras ferramentas que podem auxiliar nas aulas remotas ou a distância por meio de videoaulas, dicas, links e outros materiais que poderão ser acessados a qualquer momento.

Importante: Para obter a certificação, ao final de cada curso, o ambiente virtual disponibilizará três (03) tentativas para responder a atividade avaliativa, na qual o cursista deve atingir a nota igual ou maior que 70.0 (setenta).

Por: Allan Potter