Notícias
Inclusão marca a Acolhida Geral 2025.2 da UFMA com entrega do calendário acadêmico em Braille
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu, nessa terça-feira, 23, a abertura oficial da Acolhida Geral do semestre letivo 2025.2. Reunindo a gestão superior, veteranos e novos discentes, o momento ocorreu no Auditório Central, Câmpus São Luís, com transmissão ao vivo para todos os câmpus por meio do canal oficial no YouTube. A programação foi marcada pelo acolhimento institucional e pela entrega oficial do Calendário Acadêmico em Braille, uma novidade pautada na inclusão aos discentes com deficiência.
“Este é um momento importante, em que nós apresentamos toda a nossa gestão, assim como também diversos serviços que a Universidade oferta aos nossos estudantes. Tenho certeza de que eles estão entrando na melhor Universidade do Norte e Nordeste. Eles terão todo o apoio necessário para concluir o seu curso com qualidade”, ressaltou o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.
A cerimônia reuniu a apresentação da gestão superior, a divulgação dos serviços e auxílios estudantis, além dos sistemas institucionais disponibilizados pela Universidade. O momento de acolhida também contou com atrações culturais, incluindo apresentações musicais e de stand-up.

Diante da recepção, o calouro do curso de Serviço Social Uilson Carlos compartilhou a expectativa para o início de uma nova jornada. “A minha expectativa sempre foi grande, desde quando terminei o ensino médio. Então, imagino que esses dois dias agora façam que eu realmente me apaixone pela UFMA. Eu sei que ainda vai ter um tempinho a mais, mas acredito que a experiência que eu vou ter aqui vai ser única”, manifestou.
Neste semestre, cerca de 2.600 alunos estão ingressando nos nove câmpus da UFMA, em todo o estado. O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Danilo Lopes, apresentou os serviços oferecidos pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), que tem a missão de garantir e ampliar as condições de permanência dos discentes, dando atenção especialmente aos estudantes em situações de vulnerabilidade.
“Primeiramente, gostaríamos de dar as boas-vindas a todos os calouros que estão chegando à nossa instituição e dizer que a PROAES vai estar sempre à disposição para apoiá-los na sua permanência. Isso envolve fornecimento de refeições por meio do Restaurante Universitário, envolve moradia, auxílios financeiros, bolsas e auxílios, atendimento à saúde discente, apoio ao esporte, cultura e lazer. Nós temos toda essa gama de serviços que podem ser implantados ao longo dessa estada”, declarou.
Para Daniele Marinho, que está ingressando no curso de Educação Física Bacharelado, a aprovação na UFMA é uma felicidade que integra o curso com o qual se identifica e a oportunidade de aprender novas coisas. “A partir do momento que eu soube que passei para ingressar aqui, fiquei muito feliz, porque, além de me identificar com o meu curso, minha expectativa é aprender coisas que realmente me interessam, como anatomia e entender como é funciona uma universidade, que eu sempre quis. Minhas expectativas são muito altas, pela UFMA, pela gestão, pelo curso e pelos professores”, expressou.
Inovação na acessibilidade
A cerimônia foi marcada por uma novidade no que diz respeito à inclusão, o Calendário Acadêmico em Braille, uma inovação que proporcionará uma leitura acessível e o acesso equitativo às informações acadêmicas para os estudantes com deficiência visual. A aplicação dessa nova ferramenta vai além da acessibilidade, representa o respeito e a valorização da comunidade universitária.
“Acredito que isso é mais um compromisso que a Universidade tem com a comunidade acadêmica, sobretudo com o público da diversidade. Nessa gestão temos uma prioridade de avançar sobre as políticas, as ações de valorização e de afirmação do público da diversidade. Esse calendário é fundamental, temos um número bem significativo de alunos PCDs dentro da Universidade, e atentar para essas questões, para a produção de material que facilita ainda mais a trajetória e a permanência desses estudantes na universidade, é fundamental. É uma ação extremamente importante, necessária, que está chegando no momento em que nós estamos muito empenhados em ampliar todas as políticas da diversidade no nosso contexto universitário”, destacou o diretor de Diversidade, Inclusão e Ação Afirmativa (DIDAAF), Acildo Leite.
Ele ainda desejou que os calouros se sintam acolhidos, afirmou o empenho da Universidade em tornar tudo isso possível e ainda destacou a integração de estudantes por meio das ações afirmativas — política de cotas —, frisando ainda mais a importância de um ambiente acolhedor, especialmente, para esse público.
O veterano do curso de Turismo e pessoa com deficiência visual David Pereira recebeu oficialmente o Calendário Acadêmico da UFMA em Braille. Para ele, o momento foi fundamental para aprimorar a vivência. “Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus e, em segundo lugar, por estar aqui. Para mim, é uma expectativa muito grande receber este calendário em minhas mãos, em Braille. É muito importante esse sistema, não só aqui, mas também em outros locais”, relatou.
A programação ainda contou com o show de stand-up do humorista Carlos Pulico, com a presença do estudante egresso do curso de Medicina da UFMA Marcus Lindoso, que partilhou a sua trajetória no ensino superior, com estandes de apresentações das pró-reitorias e unidades da UFMA, além do tour “Conhecendo a UFMA” pela cidade universitária.
A Universidade é um universo que possibilita a concretização do sonho em cursar o ensino superior. Uma jornada cercada de desafios, mas com a certeza de que bons frutos serão colhidos diante de boas e de sinceras escolhas. Para enriquecer essa caminhada, a pesquisa e a extensão são ferramentas fundamentais que proporcionam o crescimento profissional e a visão humana. A Universidade Federal do Maranhão deseja uma trajetória promissora para os novos discentes.
Por: Aline Vitória
Produção: Sarah Dantas
Fotos: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante
