Notícias
Inclusão da inovação no Sigaa Projetos da UFMA será realizada na sexta-feira, 14, pelo canal da Ageufma no Youtube
A inclusão do elemento “inovação” no Sigaa Projetos será oficializada e lançada na próxima sexta-feira, 14, em evento on-line e com transmissão pelo Youtube da Ageufma, a partir das 10h. De acordo com a diretora de Pesquisa e Inovação da UFMA, Teresa Cristina, a adequação foi necessária para atender à Resolução Consepe 2.247, de 16 de julho de 2021, que traz uma abordagem mais ampla para projetos de pesquisa, incluindo os de inovação. “Essa adequação permite, entre outras coisas, maior detalhamento dos projetos e propicia prospecção para apoio e incentivo à propriedade intelectual da UFMA”, destaca.
A diretora reforçou, inclusive, que a inserção da inovação no módulo Sigaa Projetos atende a legislações que regem a inovação nas instituições científicas e tecnológicas brasileiras, além de reafirmar o valioso desempenho do Sigaa Projetos para o cadastro, a regularização e o acompanhamento dos projetos de pesquisa na UFMA. “O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação trouxe um novo olhar para os aspectos da inovação. Por isso aprovamos uma nova resolução na UFMA, e, por meio dela, foi incluída toda a questão da inovação, inclusive no Sigaa. Dentro do próprio sistema, agora atualizado, temos a própria resolução, além do fluxograma e de tutoriais, que servirão de orientação para o uso adequado e a submissão adequada de projetos de pesquisa e de projetos de inovação”, ressaltou.
Ao indagar sobre os aspectos que diferenciam os projetos de pesquisa dos de inovação nessa nova atualização, a diretora assinalou que existe um aspecto mais fundamental, de desenvolvimento de estudos e evolução da ciência como um todo. “Na própria resolução e no Sigaa, isso vai funcionar também dessa forma. Os projetos podem ter um cunho mais de desenvolvimento de ciência e de evolução do conhecimento, de avanços científicos, e nós podemos ter, também, num outro aspecto, verificando os próprios conhecimentos adquiridos na pesquisa, a aplicabilidade disso em projetos de inovação, com aplicação propriamente dita em serviços, produtos e serviços. É uma visão mais inovativa no sentido, inclusive, de tornar isso mais sustentável”, destacou.
No mesmo evento será lançado o dashboard de bolsas dos programas de iniciação científica e tecnológica da UFMA. O objetivo principal é disponibilizar para professores-orientadores um panorama com dados e informações sobre as bolsas de iniciação científica (IC) e tecnológica (IT) ofertadas pelos agentes financiadores.
As duas ferramentas — Sigaa para Projetos de Pesquisa e Inovação e Dashboard de Bolsas Pibic/Pibiti — foram desenvolvidas e são atualizadas pela Superintendência de Tecnologias de Informação (STI) da UFMA. O dashboard será o terceiro instrumento de disponibilização de dados da Ageufma.
Por: Lucio Silva/Ageufma
Revisão: Jáder Cavalcante