Notícias

III Seminário Internacional Histórias Conectadas será realizado entre os dias 6 e 9 de dezembro

publicado: 25/11/2022 16h12, última modificação: 25/11/2022 19h30
O evento discutirá sobre “As Diásporas Africanas e os Diálogos Transdisciplinares sobre Gênero” e “As Histórias das Mulheres”

Apresentar e discutir os rumos empíricos, teóricos e metodológicos da História Global e da História Conectada será o objetivo do III Seminário Internacional Histórias Conectadas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis). O evento será entre os dias 6 e 9 de dezembro, com início às 8h, de modo híbrido — presencial no Centro de Ciências Humanas (CCH) na Cidade Universitária Dom Delgado e on-line pelo canal do PPGHis no Youtube.  

Este ano, os temas centrais são “As Diásporas Africanas e os Diálogos Transdisciplinares sobre Gênero” e “As Histórias das Mulheres”. Também será abordado o intercâmbio acadêmico e as trocas de experiências entre docentes e discentes dos cursos de mestrado e doutorado, com participação de pesquisadores da Europa, Estados Unidos, África e América Latina. 

O III Seminário terá, na programação, os simpósios de temas “Estudos Afro-brasileiros: Mundos da Escravidão e Liberdade no Brasil’; “Memórias polifônicas: História e Cidade’; “Xenofobias e Produção de Políticas Públicas na América Latina”; “Cultura e Sociedade no Universo Transatlântico: Histórias e Conexões”; entre outros.

A coordenadora do PPGHis, Soraia Sales Dornelles, afirmou sobre a importância do simpósio para os estudantes. “O evento é, atualmente, o único no Brasil realizado de forma permanente, que reúne especialistas, estudiosos e interessados nos debates acerca da História Global, Histórias Conectadas e História do Atlântico, especialmente sobre a circulação de pessoas, ideias e dimensões políticas”, comentou.

As inscrições para a submissão de trabalhos nos simpósios temáticos ficam abertas até o dia 30 deste mês. Acesse o link para realizar a inscrição e ver a programação completa.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro  

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: