III Ciclo de Palestra Literatura Comparada e Tradução discute a escrita de diários por Vincent Van Gogh

publicado: 28/06/2022 12h09, última modificação: 30/06/2022 08h45
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6

Na segunda-feira, 27, ocorreu o terceiro dia do III Ciclo de Palestras de Literatura Comparada e Tradução, pelo Canal Institucional da UFMa no Youtube, que teve como palestrante o professor Evandro Nascimento, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o tema “A tradução intersemiótica e a escrita de diários de Vincent: impressões do estrangeiro”, também nome do romance escrito pelo docente e inspirado no pintor Van Gogh. O evento é realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Tradução Versa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras), coordenado pela professora Émilie Audigier e apoiado pelo Consulado Geral da França.

Evandro Nascimento falou que seus textos recebem influência dos termos gregos “metáfora” e “metamorfose” e do termo de origem latina “tradução”, que estão interconectados. Ele analisou a tradução intersemiótica do seu romance, que dialoga diretamente com as obras de Van Gogh, recuperando seu passado por meio de uma construção sobre camadas biográficas e sobre a história da arte moderna relacionando a literatura e a pintura.

Na ocasião, o professor falou sobre o artista Van Gogh e mostrou algumas de suas pinturas, tecendo comentários sobre elas. Ele contou que começou a escrever na adolescência, mas que sua relação com a escrita e com a leitura vem desde a infância, em que surgiram suas primeiras inspirações. “Desde a infância, sempre convivi muito com revistas e livros infantis ilustrados, que acabaram me moldando muito. A leitura era a grande diversão da família, pois, na época, não tínhamos televisão”, relembrou.

Nascido no interior da Bahia, o docente conhecia as obras de Van Gogh desde a adolescência, em que teve a oportunidade, na década 90, quando morou na França, de conhecer pessoalmente o museu do artista. Em 2017, escreveu seu romance “A tradução intersemiótica e a escrita de diários de Vincent: impressões do estrangeiro”, inspirado nas 800 cartas do artista e numa pesquisa literária sobre a vida pessoal do Van Gogh e suas outras obras.

Assista à transmissão no Canal Institucional da UFMA:

Por: Hemylly Mendes

Produção: Bruna Castro