Notícias
II Seminário de Projetos de Ensino tem início nesta quarta-feira, 24
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), iniciou, na manhã desta quarta-feira, 24, a programação do II Seminário de Projetos de Ensino (SEMPE). O evento, que segue até essa quinta-feira, 25, é realizado de forma on-line pelo canal oficial da UFMA no YouTube e tem como tema “Monitoria e Nivelamento Acadêmico: fortalecimento dos saberes e superação dos desafios na educação básica, profissional e superior”.
Com a proposta de divulgar as atividades desenvolvidas nos Projetos de Ensino: Monitoria (PEM) e Nivelamento Acadêmico (PNA), o seminário busca dar visibilidade às ações voltadas aos cursos de graduação e ao Colégio Universitário (COLUN). Além disso, a iniciativa promove a socialização de experiências vivenciadas por monitores e professores, permitindo a troca de relatos e o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem.
Na abertura, o pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, destacou a relevância da iniciativa no enfrentamento de desafios da educação superior. “O Seminário de Projetos de Ensino chega à sua segunda edição consolidando duas estratégias fundamentais: a monitoria acadêmica e os projetos de nivelamento. Essas ações têm sido decisivas no enfrentamento à evasão e à retenção na Universidade. Atualmente, temos cerca de mil projetos de monitoria em andamento, o que mostra o êxito do programa. Já os projetos de nivelamento são essenciais para reduzir deficiências trazidas pelos ingressantes, prevenindo reprovações e abandonos. Este evento é muito importante porque reúne projetos das nossas unidades em São Luís, dos câmpus do continente e também do Colégio Universitário, permitindo o compartilhamento dessas experiências, o que têm gerado resultados positivos”, enfatizou.

A chefe da Divisão de Avaliação, Acompanhamento Acadêmico e Transparência (DIAC), Jeane Macedo, reforçou o papel do evento como espaço de integração e avaliação. “Estamos na segunda edição deste evento, que tem por objetivo divulgar as ações dos programas de monitoria e de nivelamento acadêmico. O evento também possibilita a interação entre cursos, centros e o Colégio Universitário, além de servir como espaço de avaliação. Essa avaliação ocorre por meio dos relatos dos participantes, que apresentam as atividades desenvolvidas e as formas de colaboração entre professores, monitores e estudantes”, ressaltou.
Já a diretora de Desenvolvimento de Ensino na Graduação (DIGEC), Cecilma Miranda, frisou os desafios e as oportunidades que os projetos representam diante da realidade dos estudantes. “Cada dia é um desafio, porque recebemos alunos oriundos de escolas públicas que, às vezes, chegam com lacunas na formação para enfrentar a universidade. Trabalhar com projetos de ensino e monitoria é, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade de contribuir para a melhoria desses saberes e preencher essas lacunas. O Seminário representa dois dias de troca de experiências entre diferentes áreas do conhecimento e reforça o pluralismo da UFMA, congregando docentes, discentes e profissionais em torno do fortalecimento do ensino e da aprendizagem”, pontuou.
A programação segue até essa quinta-feira, 25, com apresentações, palestras, relatos de experiências e discussões sobre as contribuições dos Projetos de Ensino para a qualidade dos cursos de graduação da UFMA. Acesse a programação completa aqui.
Por: Geovanna Selma
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante