Notícias

II Seminário de Extensão na Pós-Graduação impulsiona ações extensionistas

publicado: 02/10/2025 11h52, última modificação: 02/10/2025 15h04
Os pilares da educação, do ensino, da pesquisa e extensão são fortalecidos no evento acadêmico
II Seminário de Extensão na Pós-Graduação impulsiona ações extensionistas

Promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultural (PROEC) e pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o “II Seminário de Extensão na Pós-Graduação - PROEXT-PG” proporcionou um espaço de escuta, de visibilidade acadêmica e de partilha intelectual, na última terça-feira, 30 de setembro. A programação ocorreu de forma on-line, via Google Meet, com transmissão no canal oficial da AGEUFMA, no YouTube.

Reunindo representantes da gestão superior, professores e pesquisadores da pós-graduação, o evento teve uma participação ativa dos projetos apresentados que reforçaram as atividades desenvolvidas durante o ano. A iniciativa é fundamental para a promoção das ações e dos estudos produzidos pelos pesquisadores presentes nos diferentes Centros Acadêmicos.

“Quero primeiro parabenizar por essa parceria da PROEC com AGEUFMA nesse trabalho brilhante que é o Edital PROEXT-PG, que tem rendido bons frutos a esse financiamento dos Projetos de Extensão na Pós-Graduação. De fato, tem sido um belo trabalho, temos visto bons resultados dos professores com os projetos. Parabenizo todos os professores que foram contemplados, que têm feito um grande trabalho. Nós tivemos o primeiro seminário, em que eles já puderam falar um pouco, apresentar o que fizeram. Nós estamos agora no segundo seminário também para ouvir de vocês o que têm para nos mostrar. Eu sempre digo, quando tem esses eventos, que vamos ver um pouco das ações dos projetos, da extensão, da pesquisa, sempre é interessante, porque não conseguimos conhecer localmente todos os projetos, todas as ações da comunidade. Então, eventos como esse sempre são muito importantes para acompanhar mais de perto, saber o que está sendo feito. Não fica só naquela avaliação de relatório de sistema”, salientou o diretor de Extensão da PROEC, Alden Makel. 

Contemplando doze propostas de 35 programas de pós-graduação da UFMA, o PROEXT-PG desenvolve projetos da área da saúde, da educação, do meio ambiente, da tecnologia entre outros eixos, prevalecendo o intuito de impactar a comunidade em geral.

“A ideia do seminário hoje é que todos mostrem as ações de extensão que cada projeto, cada Programa de Pós-Graduação ou programa envolvido tem desenvolvido ao longo desse período de vigência do projeto, mostrando a troca de conhecimento das propostas que foram aprovadas, a integração do ensino, da pesquisa, da extensão e da pós-graduação e, principalmente, qual ou quais os impactos sociais que essas propostas estão trazendo, levando para a comunidade”, destacou a diretora de Pós-Graduação da UFMA, Rosângela Fernandes.

A programação vai além da apresentação de trabalhos, representa os bons resultados financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a união da extensão, da pesquisa e do ensino, os pilares da educação universitária.

"Nós temos hoje mais integração, o +UFMA é mais integração. De fato, nós trabalhamos de forma intersetorial, que bom que aconteça isso. Que bom que nós estejamos em uma mesma sintonia, entendendo que é fundamental resolvermos a questão da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão. E nós resolvemos assim, com vontade política, administrativa, com vontade de fazer o melhor para a nossa sociedade. Porque, quando a gente pensa, quando a gente faz extensão, é o impacto social que importa, é a transformação social que importa. Nós sabemos que são pequenas ações, mas elas têm um impacto muito grande onde quer que elas estejam sendo realizadas. As demandas sociais são muitas, e, às vezes, ficamos meio assim engessados. 'Sim, eu vou fazer aqui o meu projeto, até onde ele vai chegar?' Mas acontece que ele chega e transforma. Mesmo que seja aquele trabalho pequeno, aquele pequeno projeto, mas ele transforma. E esse é o nosso papel. Ao fim e ao cabo, ensino, pesquisa, extensão representam transformações sociais profundas", manifestou a pró-reitora da PROEC, Zefinha Bentivi.

Projetos de extensão que transformam realidades

O seminário recebeu apresentação de trabalhos que foram expostos pelos seus respectivos coordenadores, os estudos exibidos foram:

“Fortalecendo a Agricultura Sustentável: Modernização do Laboratório de Química e Fertilidade de Solo da UFMA para o Desenvolvimento Regional”; “Promoção da saúde única com ênfase na educação em saúde e qualidade ambiental - Uma estratégia de Combate às Doenças Transmitidas por Vetores (DTVs)”; “INOVACOM - atualização profissional e desenvolvimento inovador para minorias e pequenas organizações, nas áreas de comunicação, educação, psicologia e tecnologia”; “Extensão em Saúde: Ações da UFMA para fortalecimento das comunidades”; “Ações de Extensão na Pós-Graduação: capacitação e iniciativas para a inclusão social”; “UNA-SE: Cultura, Educação Ambiental e Patrimonial- Polo Coroadinho e no entorno do Parque Estadual do Bacanga”; “Formação em pesquisa para a pós-graduação na área de Letras e de Linguística”; “Da Ciência à Transferência de Conhecimento em Saúde com Impacto Social no entorno da UFMA: PPGSC-UFMA e PPGO-UFMA em parceria com a UBS- Vila Bacanga”; “Ações de educação continuada em saúde para a prevenção e controle da hanseníase no município de São Luís-MA”; “A Química, Ciência e Tecnologia Ambiental a serviço de comunidades Maranhenses”; “Apoio ao Desenvolvimento de Atividades de Extensão do PPGF e PPGCM”; “Ações Afirmativas na Pós-Graduação: qualificando graduandos, graduados, professores/as da rede pública da educação básica escolares para o mestrado e o doutorado”.

Com a proposta de desenvolver novas competências entre seus participantes por meio de oficinas e material didático em áreas como Planejamento Estratégico, Introdução à Inteligência Artificial Generativa (IAG) e Produção de Conteúdo para Mídias Sociais, o Projeto INOVACOM, uma iniciativa do Laboratório de Convergência de Mídias (LABCOM), foi um dos projetos apresentados durante o evento.

O trabalho reúne várias atividades e congrega o Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOMPro), o Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) - Câmpus Imperatriz, e o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI).

“É um programa focado em atualização e requalificação profissional. O público-alvo, basicamente, são gestores de pequenas organizações do terceiro setor, cooperativas, sindicatos, ONGs, enfim. O projeto consiste em duas fases: na primeira fase, eles fazem uma sequência de oficinas — planejamento estratégico, introdução à inteligência artificial, produção de conteúdo para mídias sociais, uma série de ferramentas de tecnologia e de comunicação, para que eles possam ter acesso a essas aplicações, a esse conhecimento. Depois, eles vão usar esse conhecimento em projetos para as suas organizações, ou seja, cada um deles vai definir um projeto e vai usar esse conhecimento para desenvolver esse projeto com a nossa mentoria. Nós queremos levar esse conhecimento para organizações que não têm condições, de repente, de ter acesso a isso, pagar uma consultoria ou pagar um treinamento", explicou o coordenador da proposta, Márcio Carneiro.

O compartilhamento das atividades realizadas pelos projetos amplia o conhecimento sobre a extensão desenvolvida na comunidade acadêmica e fortalece o crescimento das propostas, como afirmou Márcio Carneiro. “O seminário é fundamental. Esse é o segundo. No primeiro, cada um apresentou sua proposta. Esse é um seminário de meio do caminho, em que algumas coisas já aconteceram, alguns projetos são mais avançados, outros não. Mas é fundamental porque aprendemos uns com os outros. Observamos como cada um está fazendo. Cada experiência de um projeto, observamos o que podemos aproveitar. Então, acredito que o seminário é esse momento de avaliação, claro, mas também de muito aprendizado”, compartilhou.

O II Seminário de Extensão na Pós-Graduação, além de ressaltar a relevância das ações extensionistas no ambiente universitário e possibilitar a interação entre pesquisadores de diferentes áreas, também impulsiona o cumprimento das metas de cada projeto e reafirma o apoio da UFMA aos trabalhos realizados com dedicação na melhoria e na mudança de realidades e de problemáticas. 

Por: Aline Vitória

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: