II Encontro de Coordenadores dos Polos UAB UFMA reforça a importância dos cursos superiores na modalidade EaD em instituições públicas de ensino superior

publicado: 10/06/2022 15h39, última modificação: 13/06/2022 12h35

Foi realizada, nesta sexta-feira, 10, o II Encontro de Coordenadores de Polo dos Cursos de Graduação do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), plataforma do Ministério da Educação que possibilita a oferta de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD) em instituições públicas de ensino superior. A cerimônia ocorreu no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado e foi promovida pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), a responsável pelo programa na esfera da UFMA.

Estiveram presentes o reitor Natalino Salgado; o coordenador-geral de Programas de Curso de Ensino a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Alberto Rocha de Lira; a presidente do Fórum de Coordenadores de Polos UAB, Francisca Noronha Lô; a diretora da DTED, Ana Emília Figueiredo de Oliveira; e demais gestores de polos UAB. Atualmente, a UFMA conta com 35 polos espalhados pelo estado que garantem cobertura de 100% das regiões no Maranhão.

No primeiro momento, Lira apresentou o Edital Nº 09/2022 da Capes, que serve de articulação aos cursos superiores na modalidade EaD no âmbito da UAB. Segundo a norma, a Capes fomentará cerca de 156.290 novas vagas para cursos de graduação e pós-graduação entre julho de 2022 e julho de 2025. Ele destaca a importância da integração entre os envolvidos, pois sinaliza a continuidade da participação no UAB. “A UFMA é nossa parceira desde 2006. A importância dessa colaboração se reverte para o estado em poder propiciar uma formação qualificada, tanto nos cursos de formação de professores, quanto nos cursos profissionais em geral”, afirmou.

No segundo momento, a diretora Ana Emília divulgou os resultados alcançados pela DTED entre 2019 e 2022. Além da UAB, a diretoria fomenta outras políticas e ações relacionadas ao ensino a distância, como o Portal EaD para Você, o Portal UFMA Virtual, o I Encontro sobre Experiências Acadêmicas da UFMA (EEA) e o Programa Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). Junto com a UNA-SUS, considerado um braço da UAB, a UFMA acumula cerca de 110 cursos em produção e 84 casos clínicos em pesquisa.

Na visão dela, o encontro é importante porque é o momento de escuta das dificuldades e ansiedades dos gestores dos polos UAB, além de todas suas demandas, especialmente sobre a qualificação. Ao mesmo tempo, é a ocasião em que se reflete sobre as conquistas e as estratégias pedagógicas e tecnológicas. A docente pondera que a EaD só dá certo se as instituições de ensino investirem em estrutura física, equipamentos, em uma equipe capacitada e em desenvolvimento de sistemas e inovações no campo pedagógico, tecnológico e de gestão.

“O ensino a distância oportuniza a possibilidade de formação profissional para as pessoas que teriam muita dificuldade no modelo presencial. O Maranhão é um estado grande, com limitação de acesso. A EaD veio para ficar, a pandemia acelerou esse processo em alguns anos, de forma a se estabelecer completamente e desmitificar os receios que os professores tinham com o ensino remoto. Porém, para termos uma EaD eficiente, tem que ter investimento, e o professor Natalino não mede esforço nesse sentido”, defendeu Ana Emilia.

II Encontro de Coordenadores UAB-UFMA - 10-06-2022

Lira concorda com a visão da professora Ana Emilia. “Funciona muito bem a tecnologia aplicada na educação e a possibilidade de trazer formações para locais onde normalmente a Universidade não chegaria. É nessa questão da oportunidade da formação, nesse aspecto, que a UAB vem atuando desde o ano de 2006. Formamos mais de 350 mil alunos em todo o país e estamos em 940 municípios atualmente, com a intenção de democratizar o ensino”, afirmou.

Para o reitor Natalino Salgado, a EaD faz parte da luta em busca de uma boa educação, para que o desenvolvimento e a justiça social sejam promovidos. “Precisamos investir em tecnologia educacional e no seu suporte. É preciso criar esse caminho promissor para garantir a qualidade do ensino, seja no remoto ou no presencial. Cuidar da educação é cuidar do país”, pontuou.

Por meio do Edital Nº 09/2022, serão destinadas 2.250 novas vagas, entre cursos de graduação e de especialização para a Universidade. Também haverá a criação de um curso tecnológico em Gestão de Qualidade, o primeiro da UFMA na área. A outra novidade será a criação dos cursos de Educação Física e Licenciatura em Letras – Libras. Atualmente, a UAB já dispõe de 10 cursos de graduação.

Saiba mais

O Portal UNA-SUS oferece cursos voltados para área da saúde que são autoinstrucionais, gratuitos e sem limite de vaga. Para saber mais, acesse a página do UNA-SUS. Para ingressar nos cursos de graduação da UAB, é preciso prestar o vestibular que será realizado em novembro. Para conferir qual o polo mais próximo da sua cidade, acesse a página da DTED.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro