II Congresso Internacional do Ecalfor será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Câmpus São Luís

publicado: 14/11/2023 11h06, última modificação: 14/11/2023 17h36
II Congresso Internacional do Ecalfor será realizado nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no Câmpus São Luís

O II Congresso Internacional do Ecalfor, com o tema “Formação de Professores, Qualidade Educacional e Grupos Sociais em Situações de Vulnerabilidade”, será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Auditório da Reitoria, na Cidade Universitária Dom Delgado. O evento, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento de Ensino de Graduação (DIDEG) e pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), trata-se de um fórum aberto para a reflexão, o debate e a abordagem científica das questões mais preocupantes da atualidade, a fim de tentar oferecer perspectivas e resoluções para o futuro.

O ECALFOR (Evaluación de la formación del profesorado en América Latina y Caribe. Garantía de la calidad de los títulos de educación) é um programa conduzido pela Universidade de Granada que tem o objetivo de se alinhar com as necessidades estratégicas do ensino superior na América Latina e no Caribe para a formação de professores do ensino obrigatório.

O Congresso promete oferecer um espaço em que pesquisadores de diversas instituições de ensino superior poderão apresentar novas linhas de pesquisa e trabalhos previamente realizados como uma forma de promover não somente medidas que solucionem os problemas apontados e debatidos durante o evento, mas também como uma maneira de proporcionar a aproximação e o relacionamento entre docentes e outro membros de universidades europeias, da América Latina e do Caribe.

O professor Ricieri Carlini, coordenador institucional do Projeto Ecalfor na UFMA, destaca suas expectativas para a ocasião: “Esperamos despertar o interesse de estudantes de todas as licenciaturas, professores da educação básica, fundamental e superior e representantes do poder público responsáveis pela elaboração de políticas públicas na área. Além disso, desejamos que os participantes estrangeiros possam conhecer os processos de garantia da qualidade da educação oferecida pela UFMA”.

As inscrições para o evento seguem até o dia 25 de novembro e podem ser realizadas no link (acesse aqui).

Por: Gabriel Jansen