Notícias
Identidade visual da Comenda 200 anos da Imprensa no Maranhão carrega história, solenidade e imponência, explica publicitário da UFMA, Stênio Bruzaca
Uma das maiores façanhas do campo da comunicação é conceber a identidade visual de um projeto com base em um conjunto de informações: foi o que fez o publicitário Stênio Bruzaca ao elaborar a identidade visual da insígnia “Comenda 200 anos da imprensa no Maranhão”, uma honraria que a UFMA vai oferecer a personalidades da imprensa no estado.
Segundo Bruzaca, o projeto finalizado traz, em cada fragmento, o primeiro marco histórico da imprensa maranhense. “A comenda resgata alguns elementos do jornal O Conciliador do Maranhão, como a sua data de fundação – 1821 – e características intrínsecas do jornal que até hoje são replicadas na imprensa: como o seu layout. Já o formato de medalha foi dado em alusão ao carimbo, cuja marca era impressa no molde redondo e com brasão do estado, que os jornais recebiam para mostrar a sua credibilidade. A sua estética carrega, também, curvas e traços mais firmes e geométricos, que trazem um ar de modernidade para aquilo que supostamente seria histórico”, explicou.
Quanto às cores, a intenção era provocar um ar de solenidade e imponência ao logotipo. “Optamos por escolher o dourado e o preto. Este, trazendo a elegância e solidez à identidade visual, aquele, expressando o símbolo da realeza, carregando esse poder de sofisticação que a identidade da comenda exige”, pontuou.
Com a historicidade, forma e cor em harmonia, a medalha da comenda é bastante versátil. “Ela pode ser aplicada de várias formas, quer seja em preto e branco ou com as cores, inclusive, na impressão de selos que elaboramos para que a comenda tenha mais esse reforço de solenidade”, frisou.
A celebração
A Diretoria de Comunicação da UFMA está organizando uma série de eventos para comemorar os 200 anos do marco do início da atividade jornalística no Maranhão.
A programação se iniciará em abril, mês de fundação de “O Conciliador”, com um evento de abertura do bicentenário. Em setembro, está planejada a entrega da “Comenda 200 anos da imprensa no Maranhão”, e, em novembro, deverá ser feito um seminário temático para apresentação de pesquisas na área e lançamento de um livro temático, de nome provisório até agora: “Imprensa no Maranhão: 200 anos de história”.
Serão entregues 50 medalhas da Comenda dos 200 anos a pessoas e entidades da imprensa maranhense.
Por: Maiara Pacheco
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante