I Simpósio de Ciências Ambientais do Câmpus Chapadinha tem inscrições abertas

publicado: 25/01/2023 12h44, última modificação: 26/01/2023 18h57

Estão abertas as inscrições para o I Simpósio de Ciências Ambientais (Sicam). O evento, a ser realizado no Centro de Ciências de Chapadinha (CCCH), do dia 29 a 31 de março, traz como seu principal eixo temático “Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”, em que o prazo para submissão de trabalhos, que se divide nas modalidades resumo simples e expandido, será encerrado no dia 31 de janeiro. O simpósio é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCam) e tem a finalidade de promover a difusão de conhecimento, aproximando a UFMA à sociedade civil, além de fortalecer os pilares do ensino, pesquisa e extensão.

A programação será iniciada no dia 29 às 10h30, com a palestra de abertura “PPGCam: do sonho à realidade”, a ser ministrada pelo professor Samuel Vieira Brito, da Licenciatura em Ciências Biológicas do respectivo câmpus. À tarde, no auditório do CCCH, será realizada a mesa-redonda “Crise da Biodiversidade de Água Doce: Abordagens multidisciplinares como ferramentas para a conservação”, mediada pelo professor Felipe Polivanov Ottoni, da mesma Licenciatura do Câmpus Chapadinha, e com a participação dos professores Valter Monteiro de Azevedo Santos, da Faculdade Eduvale de Avaré, de São Paulo; Elisabeth Henschel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Pedro Henrique Negreiros de Bragança, do South African Institute for Aquatic Biodiversity (Saiab). Além da mesa-redonda, também haverá a apresentação de banners.

No segundo dia de evento, serão ministradas uma palestra e uma mesa-redonda. A palestra, “Biodiversidade Botânica do Estado do Maranhão e Importância das Unidades de Conservação” terá como palestrante o professor Lucas Cardoso Marinho, do Departamento de Biologia do Câmpus São Luís. A mesa-redonda sobre “Mudanças Climáticas” será mediada pelo docente Samuel Vieira Brito e com a presença da professora Andrea Presotto, da Salisbury University, dos Estados Unidos; do professor Jivanildo Pinheiro Miranda, também da Licenciatura em Ciências Biológicas de Chapadinha; e do professor Denilson da Silva Bezerra, do Departamento de Oceanografia e Limnologia do Câmpus São Luís. Encerrando o dia, haverá a apresentação de trabalhos.

A tarde do último dia será voltada para exposição de quatro minicursos, em que, pela manhã, terá a palestra “Contribuições e Desafios dos Sistemas Integrados de Produção”, da professora Luisa Julieth Parra Serrano, do curso de Agronomia do Câmpus Chapadinha. Será ministrado, a partir das 14h, o minicurso “Redlist- Critérios da IUCN para Classificação de Nível de Ameaça de Espécies”, tutorado por Diego Sousa Campos, da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte).

No mesmo horário, também ocorrerão os minicursos “Técnicas de Preservação e Herborização de Material Botânico”, da professora Rozijane Fernandes Ottoni, também da Licenciatura em Ciências Biológicas de Chapadinha; “Endnote: A Salvação na Hora da Organização de Referências Bibliográficas”, do professor Adonias Aphoena Martins Teixeira, dos grupos de pesquisa em Biologia Comparada, da Universidade Regional do Cariri (Urca), e em Biologia e Ecologia de Parasitos, da UFMA; e “Piscicultura: Boas Práticas de Manejo Visando Modelos Mais Sustentáveis”, da professora Jane Mello Lopes, do curso de Zootecnia do Câmpus de Chapadinha.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras