I Encontro Pedagógico do Colégio Universitário é iniciado com debate sobre o currículo escolar em diferentes contextos

publicado: 23/02/2021 12h50, última modificação: 25/02/2021 12h08

Nesta terça-feira, 23, começou o I Encontro Pedagógico do Colégio Universitário da UFMA (Colun), com o tema “O currículo escolar em diferentes contextos: práticas e desafios na atualidade”. O evento será realizado nos turnos matutino e vespertino, até o dia 5 de março, por meio da plataforma Google Meet.

Após a apresentação cultural feita por Arthur da Silva dos Santos, ex-aluno do Colun e hoje discente do curso de História da Universidade Federal do Maranhão, na qual ele cantou algumas músicas populares brasileiras, teve início a solenidade de abertura, em que o diretor-geral do Colégio Universitário, professor Janílson José Alves Viégas, comentou sobre as dificuldades encontradas pela educação e a importância do evento.

“O ano de 2021 vai exigir muito de nós porque ainda vivemos sob as consequências da pandemia, e é nessa perspectiva que a gente começa o nosso ano letivo, com esse encontro pedagógico, discutindo currículo, um assunto muito complexo e muito importante por que é, digamos assim, o conteúdo que vai pavimentar a nossa caminhada ao longo da vida enquanto professores, educadores e a nossa relação com os discentes e com a instituição pública de ensino. Que possamos sair daqui inspirados para continuar na luta pela educação”, destacou.

A pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera, agradeceu aos professores, servidores técnicos e todos os trabalhadores que colaboram para que o Colégio Universitário permaneça sempre trabalhando por uma educação pública melhor. Assim como o professor Janílson, comentou sobre as dificuldades iniciadas em 2020 e que seguirão este ano: “Em 2021, seguiremos com todas as dificuldades, desafios e pressões de 2020. Mas vamos cuidar da nossa saúde, nossa família, nossos alunos e vamos vencer. E também vamos seguir com esse compromisso com a educação”.

O vice-reitor, professor Marcos Fábio, esteve presente, representando o reitor Natalino Salgado, e chamou atenção para a necessidade de maior divulgação das ações do Colun. “Há uma conexão grande entre a Proen e a direção do Colun, então na qualidade de diretor de Comunicação da UFMA, coloco os dispositivos da Universidade para que a gente possa fazer uma boa divulgação do Colun. Há uma necessidade de se fazer essa integração e a reitoria está à disposição para discutir as questões que forem necessárias”, mencionou.

Na sequência, foi iniciada a mesa de abertura, que foi coordenada pela professora do Colun Beatriz de Jesus Sousa e teve como convidados os docentes Micael Carvalho dos Santos, também do Colun; Daniel Santos Costa, da Universidade Federal de Uberlândia; e a professora Lícia Cristina Araújo da Hora, do Instituto Federal do Maranhão.

Segundo Daniel Costa, a escola vem tentando manter estruturas muito antigas, que funcionaram em outro momento da nossa sociedade, mas agora não tanto. Ele também chamou a atenção para a necessidade de revisão do currículo, de mudança dos itinerários curriculares.

Na sequência, a professora Lícia Cristina comentou a reforma da educação pública, as diretrizes para educação profissional e tecnológica e a defesa da natureza do trabalho docente e a função social da escola. A docente destacou a articulação que vem sendo feita, por meio das reformas da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), para que a rede privada tenha domínio sobre a educação pública.

Por último, Micael dos Santos falou sobre o currículo e o panorama recente das políticas educacionais no Brasil. Ele frisou as compreensões sobre o currículo e o marco político por meio da Medida Provisória 746/2016, que desencadeou comentários sobre a Base Nacional Curricular Comum, além das reformas da educação infantil e ensino fundamental, em 2017, e ensino médio, em 2018.

Na parte da tarde, a partir das 14h30, o evento terá ainda uma discussão, com participação de equipe pedagógica, professores e técnicos, com mediação da professora Maria Jandira de Andrade sobre “Construção de diretrizes curriculares com base nas áreas de conhecimento”, além de oficinas, por área, sobre práticas curriculares.

Saiba mais sobre a programação completa do evento

Por: Kaio Lima