I Encontro Nacional em Pesquisa Aplicada na Área de Comunicação tem sua abertura no Câmpus São Luís

publicado: 12/07/2023 11h41, última modificação: 13/07/2023 18h30
I Encontro Nacional em Pesquisa Aplicada na Área de Comunicação tem sua abertura no Câmpus São Luis

O Centro de Ciências Sociais do Câmpus São Luís recebeu, nessa segunda-feira, 10, em seu miniauditório, o I Encontro Nacional em Pesquisa Aplicada na Área de Comunicação (Aplicom), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCompro). A iniciativa, realizada de maneira híbrida, busca reunir pesquisadores, criadores de conteúdo e desenvolvedores de produtos na área da comunicação, para que, por meio de palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e outras modalidades, possam expandir o debate em torno da comunicação aplicada.

Como definiu o professor Márcio Carneiro, coordenador do PPGCompro e principal organizador do evento, a área da comunicação aplicada é orientada a entender como organizações podem gerenciar sua identidade corporativa, seus produtos e serviços e suas relações com os componentes internos e externos. Nesse sentido, a pesquisa é voltada à solução de problemas reais e geração de inovação na área, seja no setor público, privado ou no terceiro setor.

“Nunca houve o encontro de pesquisa aplicada em comunicação, e esTe ano o PPGCompro e a UFMA tomam essa iniciativa. Nosso programa é recente, mas queremos justamente inseri-lo no âmbito nacional como interlocutor válido possível. Dentro desse movimento de busca da pesquisa aplicada, pelo impacto social, há também uma busca de, efetivamente, retornar o conhecimento que é produzido na Universidade para a sociedade. A universidade pública tem esse dever, e o PPGCompro, como um programa de mestrado profissional, também tem esse objetivo”, pontuou.

A professora Rakel de Castro, do Departamento de Comunicação da Universidade, explicou que a ocasião do encontro recoloca o programa e a UFMA em um cenário nacional que antes ainda era muito incipiente. “Na segunda pela manhã tivemos uma reunião com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que envolveu todos os coordenadores de programas de pós-graduações profissionais que, até então, desconheciam o protagonismo de pesquisa que nós desenvolvíamos aqui na UFMA. Em todo o Brasil, a UFMA é elogiada por esses coordenadores, e, junto com eles, pensamos outras soluções de fortalecimento e de ampliação desses programas de pós-graduação para então se fortalecerem as possibilidades de resolução de problemas reais com pesquisa aplicada em comunicação”, relatou.

Vinícius Ayres, estudante do quinto período de relações públicas, ressalta que, ao seu ver, o encontro tem sua importância para que possamos entender como o mundo segue evoluindo e como podemos nos adequar a essas mudanças. “Temos que ter a visão de que essas novas tecnologias e inovações não vão prejudicar o nosso fazer na condição de comunicadores, e, sim, ferramentas que podem vir a somar. Além disso, o fundamento teórico trazido pelas pesquisas realizadas na área constituem a parte mais importante. O que aprendemos aqui na Universidade é o que realmente importa e o que realmente vai fazer a diferença no mundo lá fora”, finalizou.

Confira as fotos da abertura:

ApliCom23 10-07-23

Por: Juan Terra