Notícias
I Encontro Internacional sobre Diálogos Interculturais para a Saúde e Educação ocorrerá no Palacete Gentil Braga em São Luís
Nos dias 26 e 27 de outubro, a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Psicologia; do Grupo de Estudos em Educação Especial na Educação Básica (Gepeesp); e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino Especial na Educação Básica (PPGEEB), realizará o I Encontro Internacional sobre Diálogos Interculturais para a Saúde e Educação, com o tema Religiosidade e Espiritualidade no Processo Clínico e Educativo para promover discussões interdisciplinares entre as áreas de Psicologia, Educação e Saúde. A programação ocorrerá no Palacete Gentil Braga, localizado na Rua do Passeio, 56 – Centro, com início às 8 horas. A entrada no prédio será pela Rua Grande.
O encontro contará com conferências ministradas por profissionais, que possuem pesquisas relevantes nos cenários internacional e nacional, como o professor associado de Psicologia e fundador do grupo 'Brain, Belief and Behaviour' em Coventry University, Miguel Henrique Guerra Gonçalves Farias; o diretor de Psicologia do SCIO na Universidade de Oxford, Wycliffe Hall; e a professora em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com pós-doutoramento em Psicologia da Religião, Psicologia Intercultural Antropologia da Religião, Marta Helena Freitas.
As inscrições estão abertas para estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e educação superior, profissionais da área de Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e pais que tenham filhos com alguma deficiência.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu e inseriu oficialmente a espiritualidade em seu conceito de saúde para todas as idades, reconhecendo sua importância para a vida. “A OMS informou que, para que uma pessoa seja considerada saudável, não se deve considerar apenas a ausência de doenças, e, sim, o bem-estar completo que envolve os aspectos físico, mental, social e espiritual, que estão relacionados à qualidade de vida das pessoas, o que pode comprometer também o processo educativo, no qual as pesquisas são ainda mais escassas, porém necessárias”, afirmou a coordenadora do evento, professora Francisca Silveira.
Para saber realizar a inscrição e conferir a programação, acesse o site do evento.
Por: Layane Garcêz
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante