HU-UFMA recebe visita de juíza para fortalecimento do registro civil

publicado: 29/03/2022 12h04, última modificação: 29/03/2022 15h16

Na última sexta-feira, 25, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita da juíza de Direito e coordenadora do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica do Maranhão, Jaqueline Caracas, e da responsável pelo cartório da 1ª Zona de Registro Civil das Pessoas Naturais de São Luís- Maranhão e oficiala de registro, Graciana Soares.

A visita teve por objetivo fortalecer parceria e formalizar convênio com o cartório que já funciona no HU-UFMA, na Unidade Materno Infantil, desde 4 de junho de 1998, inaugurado nessa data durante a gestão do então diretor do hospital, Natalino Salgado Filho.

Elas foram recepcionadas na sala de reunião da Unidade Presidente Dutra pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, pelo gerente de Administração, Eurico Santos Neto, e demais chefias de setores estratégicos para essa parceria.

Entre os assuntos mais discutidos na reunião, destacou-se a Implantação de Unidades Interligadas para Registro Civil de Nascimento, uma vez que tem sido avaliada como a principal ferramenta no combate ao sub-registro, pois assegura a pronta emissão da certidão de nascimento.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a importância desse momento: “Esse fortalecimento da parceria possibilitará novas conquistas, uma unidade interligada vai garantir que a criança já saia da maternidade portando o seu registro de nascimento, o que facilitaria muito”.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente quarenta hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas cinquenta unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Publicado originalmente em 29/03/22, no site do HU-UFMA

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário