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HU-UFMA recebe visita de gestoras da SEMED para alinhar retomada presencial da Classe Hospitalar
Diante de um cenário de retomada de boa parte das atividades presenciais, inclusive às relacionadas à educação, o Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Ebserh, busca também um retorno dos acompanhamentos realizados na Classe Hospitalar desenvolvida para dois públicos diferentes: pacientes crônicos renais por meio do ABC Nefro e dos pacientes pediátricos internados na Unidade Materno Infantil por meio do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar- NAEH. Para tanto, recebeu a visita nesta quarta-feira, 03, da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entre elas, a secretária adjunta de Ensino da SEMED, Gusmaia Mousinho, da superintendente do Ensino Fundamental, Juliana Lima, da superintendente de Educação de Jovens e Adultos, Fabiana Corrêa, demais coordenadoras pedagógicas e professoras.
A visita teve como objetivo conhecer in loco as estruturas da Classe Hospitalar, ver de perto quem são os beneficiados com o atendimento oferecido e para isso traçar um novo planejamento de retomada das atividades presenciais. Além de visita às estruturas dos setores envolvidos, teve uma reunião no auditório central da Unidade Presidente Dutra entre a equipe da SEMED e a equipe multiprofissional do hospital, conduzida pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages e contou com a presença do gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito, da gente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal e demais profissionais envolvidos.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a importância e o alcance social dessa parceria com a SEMED que já se estende ao longo de oito anos “É uma felicidade recebê-los aqui para que possam entender como o projeto funciona na prática e tentar ver quais são as possibilidades de manutenção dele, considerando a relevância social. Estamos dando cidadania a essas pessoas. E isso só é possível mediante parceiros que entendem esse compromisso e sonham junto conosco.”
A secretária adjunta de Ensino da SEMED, Gusmaia Mousinho, muito emocionada enfatizou o interesse da Secretaria em manter a continuidade da parceria “Vocês exercem um trabalho muito lindo dentro dessa instituição. Ver de perto essa dedicação, olhar de perto as crianças atendidas, nos tocou muito e é o que nos motiva a querer fazer cada vez mais. Não é simples, não é fácil, mas temos um compromisso com a educação.”
Durante a reunião, foram apresentadas por cada um dos gestores responsáveis os dois formatos desenvolvidos na Classe Hospitalar. A assistente social Gisele Pereira falou sobre a alfabetização e aceleração de estudos para portadores de Doença Renal Crônica assistidos na Unidade de Cuidados Renais (ABC NEFRO); e o pedagogo Jorge da Silva falou sobre o atendimento educacional para crianças e adolescentes internados ou em tratamento na Unidade Materno Infantil. Conheça um pouco de cada um deles:
Projeto “ABC Nefro”
O projeto é pioneiro no país no que se refere a Educação de Jovens e Adultos- EJA dentro do ambiente hospitalar. Ele iniciou em 2013 pela iniciativa da equipe multidisciplinar do Serviço de Nefrologia e Transplante Renal ao perceber a difícil rotina dos pacientes que são submetidos à hemodiálise.
O Projeto objetiva a conclusão do 1º segmento do Ensino Fundamental, período escolar que compreende da alfabetização à antiga 4ª série por meio da parceria com a Superintendência da Área de Educação de Jovens e Adultos - SAEJA, a pacientes que ainda não eram alfabetizados ou não tinham completado o ensino fundamental. Em 2018, o projeto foi ampliado e passou a inserir as crianças que são submetidas ao tratamento, por meio da parceria com a Superintendência da Área de Ensino Fundamental - SAEF.
Recentemente recebeu do Instituto Alcoa um recurso de R$163.861,93 para potencializar as atividades do projeto.
Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar- NAEH
Para garantir uma continuidade do processo de aprendizagem das crianças e adolescentes internados no HU-UFMA, o Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar- NAEH, tem o objetivo de prestar acompanhamento pedagógico a todos os pacientes em idade escolar internados na Unidade de Atenção à Criança.
Essa iniciativa que começou em dezembro de 2019 vem possibilitando a esses pacientes um acompanhamento mais de perto para estimular a continuidade do processo de ensino-aprendizagem tão essenciais nesse período da vida e mesmo em meio a pandemia não deixou de oferecer o acompanhamento pedagógico.
O Núcleo é vinculado à Unidade de Atenção à Criança – UAC e conta com o apoio e colaboração do Núcleo de Humanização/DGC.
Após essa primeira reunião, outros momentos serão agendados para dar continuidade as discussões e para a realização do novo plano de trabalho.
Publicado originalmente em 05/11/21, no site do HU-UFMA.
Por: Danielle Morais/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário