Notícias

HU-UFMA recebe prédio do Exército para atendimentos ambulatoriais e de apoio ao ensino

publicado: 16/05/2021 18h52, última modificação: 16/05/2021 19h11

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFMA-Ebserh-MEC) recebeu, por meio de solenidade oficial realizada na manhã de sábado, 15, o prédio da 27ª Circunscrição de Serviço Militar do Ministério do Exército. O espaço será destinado às atividades ambulatoriais de consultas e procedimentos médicos, além de apoio às atividades de ensino dos residentes e graduandos, com instalação de salas de aula e auditórios. Além de fortalecer os pilares do hospital de ensino, a cessão do espaço proporcionará uma economia de R$ 2.525.343,81, com a suspensão de contratos de locação e com a redução dos pagamentos de custos indiretos de vários imóveis.

A cerimônia ocorreu no prédio da 27ª Circunscrição de Serviço Militar, localizado atrás do Hospital Universitário da UFMA – Unidade Presidente Dutra, e contou com a presença do presidente da Rede Ebserh-MEC, Oswaldo Ferreira; do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; do comandante da 8ª Região Militar, general de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro; do comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), o tenente-coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro; do superintendente do Patrimônio da União no Maranhão, coronel José de Ribamar Monteiro; da vice- prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, e demais autoridades e chefias do hospital.

 

O presidente da Rede Ebserh-MEC, Oswaldo Ferreira, destacou a importância desse momento histórico e o inestimável benefício que será para toda a população “Estou muito feliz em poder celebrar mais essa conquista para um dos nossos hospitais da rede. Tenho a certeza que terá um ótimo destino e que o HU-UFMA poderá exercer o seu trabalho de ensino, pesquisa e assistência de uma maneira ainda melhor. Tenho orgulho por fazermos parte do Sistema Único de Saúde e, de forma totalmente gratuita, ofertarmos o que há de melhor para a nossa população, eles sempre são os maiores beneficiados, e isso é o que nos motiva. ” 

Atualmente, o hospital conta com uma estrutura física complexa, que se divide em duas unidades hospitalares (Presidente Dutra e Materno Infantil) e mais nove prédios anexos que estão distribuídos no entorno. Neles funcionam atendimentos ambulatoriais de diversas especialidades.

O reitor Natalino Salgado Filho agradeceu a oportunidade de finalmente ter um sonho antigo concretizado por meio da cessão do prédio localizado próximo às unidades hospitalares. “Agradeço imensamente a gestão da Ebserh por entender a importância desse projeto e nos apoiar de forma significativa. Ao exército, por entender nossa missão e a relevância que tudo isso representa para a sociedade. Nossa jornada, ao longo de todos esses anos, não tem sido fácil para reestruturar todo o hospital, mas hoje já demos mais um grande passo. É uma felicidade imensa para todos nós. É mais um sonho se concretizando”.   

A fragmentação dos serviços assistenciais em vários locais dificulta a realização de atividades de ensino, bem como apresenta um grande impacto nos custos do hospital, uma vez que, aliado ao pagamento de diversos contratos de locação, replicam-se os pagamentos de custos indiretos com finalidade de garantir o funcionamento de todas as áreas. Dessas unidades ambulatoriais externas, cinco são espaços locados de terceiros: Ambulatório de Urologia e LitotripsiaPrograma de Assistência ao Paciente Asmático e Ambulatório de Dor Crônica, Serviço de Arquivo Médico (SAME), Ambulatório de Cirurgia Bariátrica e Dermatologia e Prédio Lilian Flores (ambulatórios).

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, com essa conquista, será possível colocar em prática o que há muito tempo se idealizava. “ Com o êxito do nosso pedido ao exército, poderemos agora dispor de um prédio que será fundamental do ponto de vista de logística e acessibilidade. Com a devida adequação do prédio de acordo com os órgãos de controle, a expectativa é que, em 2022, ele comece a funcionar”.

O comandante da 8ª Região Militar, general de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, desejou à gestão pleno êxito na execução do projeto e que todos possam acompanhar os resultados positivos desse momento tão marcante na história do Exército e da Universidade. “Entendendo a importância que o hospital representa para o estado e sua referência como hospital de ensino, não hesitamos em atender à solicitação de cessão desse prédio, que, com certeza, será muito bem utilizado, e poderemos colher muitos frutos para a sociedade. Continuem contando conosco.”  

Na ocasiãofoi realizada a entrega simbólica da chave entre o comandante da 8ª Região Militar, general de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro e o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho. Durante a solenidade, foi assinado o termo de permissão de uso da 27ª Circunscrição de Serviço Militar, para posteriormente ser realizado o termo de cessão definitiva.

Após a solenidade, o presidente Oswaldo Ferreira se reuniu com a equipe de governança do hospital e visitou as instalações do HU-UFMA, a exemplo do Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC), da UTI Neonatal, do Laboratório de Patologia Renal e Anexo C (prédio novo).

Saiba mais

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Ebserh, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.  A Ebserh passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente a elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para a melhoria dos serviços prestados.

Cessão do prédio da 27ª Circunscrição de Serviço Militar ao HU-UFMA

 Publicado originalmente em 15/05/21, no site do HU-UFMA. 

Por: Danielle Morais/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário

Fotos: Luciano Santos

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: