Notícias
HU-UFMA realiza terceiro mutirão do SUS com 5 mil procedimentos no estado
HU-UFMA realizou aproximadamente 5 mil procedimentos durante o mutirão. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado, 13, cinco mil atendimentos entre consultas, exames e cirurgias eletivas, como parte do “Dia E” do projeto Ebserh em Ação. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, e mobiliza os 45 hospitais universitários da Rede Ebserh em todo o país, com previsão de mais de 52 mil procedimentos.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, elogiou a ação do Ministério da Saúde e destacou o papel estratégico do Hospital Universitário para o atendimento de pacientes e para a formação de novos profissionais da saúde que realizam residência na instituição."É um programa muito importante do Ministério da Saúde que visa oferecer atendimentos, como exames e consultas, mas, especialmente, reduzir as filas de espera para cirurgias. Neste programa, o Hospital Universitário tem um papel fundamental, porque, além de ser referência em atendimento de alta complexidade no Maranhão, também proporciona acolhimento humanizado, o que, sem dúvidas, é um diferencial para o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos pacientes".
Segundo a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, a ação mobilizou todas as equipes do hospital, num esforço coletivo que reafirma o compromisso da instituição em impactar positivamente a sociedade por meio das ações de saúde. “É um marco para o SUS e para todos os hospitais universitários brasileiros. No Maranhão, estamos realizando, aproximadamente, 5 mil procedimentos, entre consultas, cirurgias e exames, uma ação fundamental, pois reduz o tempo de espera dos pacientes na fila e dá uma resposta concreta para quem aguardava há algum tempo”.
Consultas, exames e cirurgias eletivas foram as principais demandas atendidas. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
Já a diretora de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Odete Gialdi, destacou o papel da rede em todo o território nacional, especialmente no Maranhão. Segundo ela, o mutirão permite à população acessar, de forma mais rápida, os serviços de saúde da rede pública, uma das missões do HU-UFMA no Maranhão. "É um marco na Rede Ebserh, no Sistema Único de Saúde, em que os hospitais todos se reúnem para permitir que a população tenha um acesso qualificado e mais rápido ao atendimento de saúde. Essa ação envolveu todos os profissionais de saúde do hospital, as equipes gestoras e também de estudantes e residentes, num esforço coletivo para entregar como presente de fim de ano essa ação à população maranhense".
Referência em humanização
Jefferson Ribeiro é um dos pacientes que procuraram o Hospital Universitário da UFMA para realizar a vasectomia. Ele conta que decidiu pelo procedimento após receber indicações de amigos, que destacaram a qualidade do atendimento e a boa recepção oferecida pelo HU-UFMA. "Eu nunca havia feito nenhuma cirurgia e agora estou vivendo essa experiência. Aqui no HU, o atendimento tem sido excelente e estou com ótimas expectativas. Para facilitar minha vinda, eles até ofereceram transporte por aplicativo, tanto na ida quanto na volta. Esse detalhe é um incentivo importante para quem precisa passar por um procedimento como este".
Iniciativa
O Dia “E” integra o projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A ação tem por objetivo ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, contribuindo diretamente para a redução das filas do SUS.
Mutirão mobilizou profissionais de todos os setores do HU-UFMA. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o projeto mobiliza os hospitais universitários federais da Rede Ebserh em mutirões, turnos extras e participação ativa de residentes e estudantes. A iniciativa reforça o compromisso da estatal com a formação profissional, a assistência humanizada e as necessidades reais da população brasileira.
Dados do Maranhão
Com a terceira edição do projeto, o HU-UFMA alcança um marco histórico: ao todo, foram 11.537 atendimentos realizados no Maranhão em 2025, entre consultas, exames e cirurgias eletivas. O resultado consolida o hospital como referência na saúde pública do estado e como uma das unidades da Rede Ebserh que mais contribuiu para a redução das filas do SUS na região.
Mais do que números, o mutirão reafirma o papel estratégico do HU-UFMA como centro de alta complexidade e como instituição que alia assistência, ensino e pesquisa em benefício da população. Ao liderar os atendimentos, o hospital fortalece sua missão de oferecer cuidado especializado e humanizado, tornando-se referência na saúde pública do Maranhão.
Por: Agaminon Sales
Fotos: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante