Notícias

HU-UFMA realiza sensibilização pelo Dia Mundial do Rim

publicado: 12/03/2021 11h48, última modificação: 12/03/2021 13h40

Neste ano, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh), por meio da Unidade do Rim e do Centro de Prevenção de Doenças Renais (CPDR), chama a atenção da sociedade pelo Dia Mundial do Rim, de forma diferente devido à pandemia. Com o tema “Vivendo bem com a doença renal”, a campanha acontece durante toda a semana de 8 a 14/03, com ações nas redes sociais.

O objetivo é conscientizar e orientar o paciente com doença renal crônica (DRC) quanto aos próprios sintomas, para que possa participar, de forma mais efetiva, na rotina da vida cotidiana. Embora medidas eficazes de prevenção e progressão da DRC sejam importantes, os pacientes com doença renal — incluindo aqueles que dependem de diálise, e os transplantados renais — devem sentir-se apoiados, junto aos seus familiares e acompanhantes, especialmente durante pandemias e outros períodos críticos. A inclusão dos pacientes com DRC na vida cotidiana é o foco principal desta campanha, tendo por objetivo final o de viver bem com a doença renal.

A nefrologista e coordenadora do Centro de Prevenção de Doenças Renais do HU-UFMA, Érika Carneiro, destaca a importância da campanha: “Queremos mostrar à população e inclusive aos pacientes renais crônicos que é possível viver bem com a doença renal. Divulgamos, nas redes sociais do hospital, o depoimento de um paciente transplantado, um da hemodiálise e outro em tratamento ambulatorial, falando sobre os relatos de vida deles, mostrando a importância de se fazer o tratamento para ter uma qualidade de vida melhor”.

Seu Agenor Galvão, que vive apenas com um rim, fez seu relato mostrando que, mesmo com a perda do rim devido a um cálculo renal em 2006, ele consegue viver bem e ainda fez um alerta: “Faço exercício, viajo para todo lugar e tenho uma alimentação saudável. Eu perdi o meu rim por brincadeira e por irresponsabilidade. Preserve o seu, ele é tudo na sua vida!”.

O Dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta-feira de março, que, neste ano, cai no dia 11, com ações de prevenção em todo o mundo. No Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). A data tem o objetivo de alertar a população mundial sobre os cuidados que devemos ter com os rins.

A data reforça a importância da saúde renal e conscientiza sobre a prevenção da doença renal crônica, enfermidade que causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade, segundo dados da International Society of Nephrology (ISN).

A Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema mundial de saúde pública com desfechos adversos de insuficiência renal e morte prematura. Estima-se que 850 milhões de pessoas no mundo têm doença renal. A Doença Renal Crônica (DRC) é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida. A melhor maneira de combater esse mal é a prevenção, fator que torna a conscientização e o esclarecimento a melhor arma de enfrentamento ao problema. A boa notícia é que a DRC pode ser prevenida, sendo importante conhecer os fatores de risco e manter hábitos saudáveis, inclusive nutricionais e praticar exercícios.

Dicas de ouro

Um bom início para a prevenção da Doença Renal Crônica:

  1. Mantenha-se em forma.
  2. Pratique atividade física regularmente.
  3. Mantenha sua alimentação saudável.
  4. Evite o sobrepeso.
  5. Mantenha-se hidratado, tomando líquidos.
  6. Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia), para evitar o diabetes.
  7. Monitore sua pressão arterial.
  8. Consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins.
  9. Não fume.
  10. Evite bebidas alcoólicas.
  11. Não tome remédios sem orientação médica.

 

Com informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia

Texto originalmente publicado em 11/03/21, no site do HU-UFMA

Por: Alexsandra Jácome/HU-UFMA 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: