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SETEMBRO LARANJA

HU-UFMA realiza campanha de conscientização pela Segurança do Paciente

publicado: 20/09/2022 10h55, última modificação: 20/09/2022 12h07
Programação contou com um dia “D” que mobilizou a comunidade hospitalar em prol da segurança do paciente
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O mês de setembro já é bem conhecido por ser um mês dedicado a algumas causas de conscientização, como o setembro amarelo (contra o suicídio) e o setembro verde (doação de órgãos). Mas ele também carrega outra cor, pouco conhecida, mas de grande importância, que é o laranja, voltada para a conscientização em torno da segurança do paciente, que celebra, no dia 17, o Dia Mundial de Segurança do Paciente.

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA - Ebserh - MEC) não podia ficar fora dessa corrente e realizou, na sexta-feira, 16, o Dia D da Campanha de Segurança do Paciente do HU-UFMA 2022, com o tema "USO SEGURO DE MEDICAMENTOS" e o slogan "MEDICAÇÃO SEM DANOS". A iniciativa busca sensibilizar e reforçar, junto à comunidade hospitalar - profissionais, pacientes e familiares – sobre a importância de seguir os critérios para manter os pacientes seguros e, assim, reduzir riscos, contribuindo para uma assistência de qualidade.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que um em cada dez pacientes sofre algum dano durante os cuidados de saúde. Este ano, o tema enfatiza a necessidade de promover práticas de medicação seguras para prevenir erros e reduzir danos relacionados a medicamentos.

No HU-UFMA, foi realizada uma grande mobilização e contou com uma enorme adesão das equipes que percorreram todas as áreas do complexo hospitalar distribuindo material informativo e brindes na cor laranja com o intuito de chamar a atenção dos profissionais, pacientes e acompanhantes para a importância de uma assistência segura.

A chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HU-UFMA, Sirlei Garcia Marques, falou mais sobre a ação: “O objetivo é engajar cada vez mais nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes em prol da cultura de segurança efetiva. A segurança deve ser sempre uma prioridade, e discutir e destacar essa causa agrega em excelência e qualidade na prestação de serviços”.

A programação iniciou-se no dia 11 de setembro com ações promovidas pelos Líderes de Qualidade e Segurança (LQS) nas suas respectivas áreas de atuação por meio do Diálogo Diário de Informação (DDI) da meta 3. No dia 15, ocorreu a implantação do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade Estratégica Inovadora em uma rede de Hospitais Universitários Federais. Já no dia, 16, foi a vez do dia D da Campanha com mobilização nas áreas. E o encerramento será no dia 28, com a realização do IV Simpósio de Farmácia Hospitalar e Clínica do HU-UFMA.

Saiba como contribuir:

1- Se você ou um ente querido é um paciente, envolva-se ativamente em seus próprios cuidados
2- Comunique aos profissionais em caso de sentir-se mal após o uso de medicamentos
3- Informe aos profissionais em caso de alergias
4- Evite quedas: peça ajuda se sentir mal-estar
5- Faça perguntas para estar ciente sobre sua condição de saúde e tratamento
6- Visitas e acompanhantes também devem lavar as mãos antes de tocar no paciente
7- Confirme sempre o nome do paciente antes de cada procedimento
8- Lave as mãos antes e depois de tocar o paciente
9- Profissional de saúde, envolva os pacientes como parceiros sob seus cuidados. Encoraje as notificações sem culpas e aprenda com os erros.
10- Gestor, invista na segurança do paciente e faça dela a sua prioridade.

Por: HU-UFMA
Revisão: Jáder Cavalcante
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