Notícias

HU-UFMA promove campanha para alertar sobre importância da doação de sangue

publicado: 24/10/2023 15h45, última modificação: 25/10/2023 09h49
Entre as atividades, está a 1ª Caminhada de incentivo à doação voluntária, que será realizada no dia 12 de novembro.
HU-UFMA promove campanha para alertar sobre importância da doação de sangue

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai promover, no mês de novembro, uma campanha referente ao Dia Nacional do Doador de Sangue. Para chamar a atenção para esse tema tão importante, a Unidade de Hematologia e Hemoterapia (UHH) do Hospital preparou uma programação especial que contará com caminhada, ações educativas, ornamentação e disponibilização de painel da gratidão nas recepções das unidades, entre outras atividades.

Considerando os baixos índices de doações de bolsas de sangue, que refletem diretamente nos estoques da UHH, é imprescindível a busca por estratégias que incentivem a reflexão e compreensão do ato de doar, bem como a importância de tornar-se um doador voluntário de sangue, como explica o hematologista e chefe da UHH, Yuri Nassar. “A doação de sangue é um ato voluntário, altruísta, com o qual você consegue salvar até quatro vidas com uma única doação, pois ela pode gerar até quatro hemocomponentes, que são plaquetas, hemácias, plasma e crioprecipitado. Esses hemocomponentes são utilizados no tratamento e manejo de diversas condições de pacientes tanto hospitalizados, quanto em contexto ambulatorial, nas mais diversas doenças”, explicou.

Segundo o hematologista, as taxas do Hospital Universitário, por mês, ultrapassam 600 transfusões sanguíneas. “Isso requer uma atenção da comunidade de São Luís para que os pacientes não tenham uma desassistência por falta desse material tão precioso, que é o sangue. Temos várias cirurgias, vários pacientes graves complexos, que são os grandes beneficiados com a transfusão, auxiliando na recuperação e na sua saída do hospital”, reforçou.

Para chamar a atenção da sociedade, entre os pontos de destaque da programação, está a “1ª Caminhada de incentivo à doação voluntária do HU-UFMA”. Ela será realizada no dia 12 de novembro, a partir das 7h. Terá como ponto de concentração a Praça “Para Viver Feliz’, na Península da Ponta D’areia — Delman Espaço, de onde seguirão em direção à Avenida Litorânea. As pessoas que tiverem interesse em participar podem ir de vermelho ou adquirir o Kit com os organizadores, por meio dos números (98) 984567863 (Ially) ou (98) 981748095 (Amália).

“A doação de sangue é um ato simples, com baixos riscos de contaminação, baixos riscos relacionados a qualquer tipo de infecção e que não gera danos ao doador, pois ele vai produzir normalmente as suas células sanguíneas, repondo tudo aquilo que doou”, finalizou.

Programação da Campanha do Dia Nacional do Doador 2023:

01/11 a 11/11: Divulgação da Campanha com visitas nos setores/unidades do hospital;

12/11 - 07h:1ª Caminhada de Incentivo à Doação Voluntária do HU-UFMA

Local de concentração/partida: Praça Para Viver Feliz - Península da Ponta d'Areia — Delman Espaço e destino: Avenida litorânea.

Participações: DJ Sérgio Balata e Educador Físico; Vista-se de vermelho ou adquira seu kit com os organizadores.

06/11 - 10/11: Ornamentação das entradas das recepções, corredores e unidades Presidente Dutra e Materno Infantil, com banners, balões e painel de gratidão relacionados à campanha;

20/11 - 24/11: Projetos e ações que estimulem o exercício de reflexão e compreensão do ato de doar, bem como tornar-se um doador voluntário de sangue e treinamento com as equipes envolvidas.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: HU-UFMA

Foto: Canva

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: