HU-UFMA participa de “Dia D do Março Lilás”

publicado: 04/04/2022 11h30, última modificação: 04/04/2022 20h12

O Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, e o Hospital da Mulher participaram do “Dia D do março lilás” realizado no último sábado, 26. O evento foi articulado pela Superintendência de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e teve o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção do câncer de colo de útero. A ação encerrou o mês intitulado como março lilás.

Os residentes da Enfermagem Obstétrica e da Residência Multiprofissional da área de concentração em Enfermagem em Saúde da Mulher, acompanhados da coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica do HU-UFMA, Nilza Bezerra Pinheiro, participaram do dia “D” representando o HU-UFMA.

A chefe da Unidade de Saúde da Mulher, Danielle Orlandi, destaca como foi a participação dos profissionais do hospital. “Participamos porque recebemos um convite do Hospital da Mulher para o dia D do março Lilás. Durante a campanha, foram realizados diversos atendimentos de ginecologia, como coleta de preventivo. Os residentes utilizaram esse momento como um campo de prática para ações sociais e também para aperfeiçoamento da técnica de coleta de exames colpocitológicos.”

Além disso, foram realizadas também palestras no hall do ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Materno Infantil para usuárias e colaboradoras sobre o câncer de colo do útero com o tema “Como prevenir? Como descobrir?” ministrado pela ginecologista Gisele Carvalho Gonçalves.

Saiba mais

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).

Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente quarenta hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas cinquenta unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Publicado originalmente em 04/04/22, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário