Notícias

Ensino

HU-UFMA inicia programa de pós-residência na área da oftalmologia

publicado: 08/05/2023 08h57, última modificação: 08/05/2023 19h07
Trata-se do Programa de Fellowship em Retina Clínica e Cirúrgica do HU-UFMA
HU-UFMA inicia programa de pós- residência na área da oftalmologia

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) ocupa, no Maranhão, um papel essencial na formação dos profissionais da área da saúde. É campo de prática para alunos de graduação e pós-graduação. Recentemente, deu mais um passo importante no campo do ensino. Pela primeira vez, ofereceu uma pós-residência. Ela será na área da oftalmologia. Trata-se do Programa de Fellowship em Retina Clínica e Cirúrgica do HU-UFMA. O edital foi publicado no início do mês de março, já teve a vaga preenchida e já iniciou as atividades.

O hospital, que é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC, abriu uma vaga para formar especialista na área de retina clínica e cirúrgica, com duração de dois anos, que vai ter como local de atuação o Centro de Referência em Oftalmologia do HU-UFMA. A oportunidade permitirá que o profissional aprofunde seus conhecimentos e habilidades de forma avançada ao lado de especialistas renomados.

O oftalmologista e coordenador do Programa Fellowship em Retina Clínica e Cirúrgica do HU-UFMA, Glauco Henrique Brito, explica como funciona o programa e quais os critérios para a participação dos candidatos “O Fellowship é um programa de imersão em uma subespecialidade, em que o oftalmologista já devidamente capacitado pela residência médica credenciada e habilitado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, experimenta um treinamento mais aprofundado na subárea da oftalmologia. Tal treinamento só pode ser realizado em serviços de alta complexidade como o nosso. Uma vez formado, esse especialista estará apto a atuar na subespecialidade, atendendo à demanda dos casos de alta complexidade dentro da oftalmologia.”

Glauco acrescenta ainda que a prática do fellow de retina integrará o serviço de retina em suas mais diversas nuances. “Terá seu treinamento em todas as áreas do hospital que demandem a presença de um retinólogo. Atuará nos ambulatórios, centro cirúrgico, sala de exames em retina, UTI neonatal para atendimento de prematuros. O fellow terá que tornar-se habilitado em todas as áreas de atuação da subespecialidade.”

Além do requisito de ter finalizado os três anos de residência em Oftalmologia, credenciada pelo Ministério da Educação ou pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), concluída até a data de início das atividades e da aprovação na Prova Nacional de título em Oftalmologia (PNO) do CBO, o fellow precisa ter comprovação técnica de aptidão e habilitação em cirurgia de catarata validada pelo chefe do serviço no qual o profissional fez a residência.

Primeiro fellow do HU-UFMA

Ricardo Beckman, 29, primeiro fellow do HU-UFMA, já vem de uma caminhada dedicada ao ensino e ao aperfeiçoamento constante. Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2016 e terminou a residência em 2023 no HU-UFMA. Nesta última, teve o despertar para a área da retina, uma subespecialidade. “Despertei o interesse por essa subespecialidade no final do 2° ano da Residência Médica em Oftalmologia, ocasião em que tive a oportunidade de iniciar a vivência nas atividades de forma mais intensa, e a definição da escolha durante o R3, momento em que tive a honra e a felicidade de praticar cirurgias do segmento posterior sob a supervisão dos staffs/preceptores retinólogos, aos quais sou profundamente grato pelos ensinamentos, oportunidades e incentivo para me aprofundar nessa área.”

Será um total de 24 meses de dedicação com 4.380h distribuídas em 42 horas semanais. Ricardo destaca que será uma oportunidade ímpar para seu crescimento profissional “Acredito que será um período de muito aprendizado, crescimento e evolução pessoal e profissional!! Espero adquirir conhecimentos, habilidades e competências que me permitam provocar mudanças na qualidade de vida dos pacientes que por mim passarem! Sou ciente de que será um grande desafio e pretendo fazer o meu melhor todos os dias, aproveitando cada momento e cada oportunidade com o mesmo zelo, comprometimento e responsabilidade.”

Conquistas

O coordenador do programa reforça que a pós-residência veio para evidenciar uma trajetória de conquistas para a área da oftalmologia “Este é o primeiro Programa de Fellowship da Residência de Oftalmologia do HU-UFMA. Ele veio para coroar um caminho de sucesso e experiência na Residência em Oftalmologia que este ano completou dez anos, em que temos formado profissionais habilitados e que já têm contribuído muito para o Estado do Maranhão, mas que, até então, precisavam fazer o fellowship em outros lugares do Brasil” evidencia Glauco.

Ele destaca, inclusive, a importância para a melhoria da assistência: “Há uma demanda reprimida de pacientes necessitando de atendimento e tratamento em retina. Há muitos diabéticos e pacientes com descolamento da retina por diversas causas que não podem esperar tanto tempo para terem o acesso a um especialista de alta complexidade. Muitas dessas doenças têm curso degenerativo trágico e irreversível caso não sejam tratadas a tempo”. O HU-UFMA conta, atualmente, com quatro profissionais especialistas nessa área.

O oftalmologista Glauco finaliza elencando outros benefícios que o programa pode trazer: desenvolvimento de projetos de pesquisa específicos nesta área e de diversos programas sociais de prevenção e controle das doenças mais graves na retina.

 

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 41 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Por: HU-UFMA

Fotos: Merval Filho 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: