HU-UFMA é o único hospital da rede pública do Maranhão a utilizar o cateter para avaliação da reserva de fluxo fracionada (FFR) na Hemodinâmica

publicado: 20/09/2021 11h47, última modificação: 21/09/2021 13h05

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh-MEC), mais uma vez não mediu esforços para proporcionar um atendimento ainda mais qualificado, utilizando tecnologia de ponta e recursos humanos capacitados. Com a aquisição do cateter para avaliação da reserva de fluxo fracionada (FFR) coronária, será possível uma melhor definição da conduta a ser utilizada pela equipe da Hemodinâmica, que atualmente está ligada à Unidade de Diagnósticos Especializados.

Com a FFR, são feitas as medidas de fluxo no interior das coronárias (artérias que nutrem o músculo cardíaco) determinando com precisão a gravidade das obstruções, o que permite a escolha do melhor tratamento, se irá precisar de uma intervenção percutânea ou apenas tratamento medicamentoso. Até o momento, já foi necessária a utilização de cinco desses cateteres especiais. O HU-UFMA é o primeiro hospital da rede pública do Maranhão a oferecer esse tipo de procedimento, evidenciando o seu papel de referência em alta complexidade.

O cardiologista intervencionista Nilton Santana explica como o procedimento é realizado. “Ele é feito no Laboratório de Hemodinâmica concomitantemente ao cateterismo ou angioplastia com o objetivo de avaliar a fisiologia coronária trazendo mais segurança na indicação do tratamento a ser utilizado nas doenças obstrutivas.”

Mauro Fonseca, também cardiologista intervencionista, reforça exemplificando como acontece na prática. “O paciente faz um cateterismo, no qual aparece uma obstrução que nos deixa na dúvida se é grave ou não, então utilizamos esse cateter, que é uma corda guia especial, que vai medir o fluxo dentro da coronária. Se o fluxo for abaixo de um determinado valor, é porque é grave e tem que tratar; se for acima desse valor, não precisa tratar, apenas entrar com a medicação.”

Buscando uma constante atualização e adequação às novas tecnologias, foi oferecido um treinamento para a equipe da Hemodinâmica sob a organização da chefe da Unidade de Diagnósticos Especializados, Elidiane Brasil, e ministrado pelos cardiologistas intervencionistas Mauro Fonseca e Nilton Santana, este último também é o responsável técnico da Hemodinâmica.

O treinamento foi realizado no último sábado, 11, no auditório central da Unidade Presidente Dutra, com a participação de 29 profissionais, entre eles, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Foi uma manhã intensa de conhecimento, com aulas teóricas e práticas.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que estão inseridos.

Publicada originalmene em 16/09/21, no site do HU-UFMA.

Por: Danielle Morais/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário