HU-UFMA disponibiliza tablets para comunicação de pacientes de Manaus com familiares

publicado: 19/01/2021 10h05, última modificação: 19/01/2021 20h28

Publicado originalmente em 16/01/21, no site do HU-UFMA.

“A mamãe ama muito vocês”. A frase emocionada de dona Marilene Gonçalves foi dita com um sorriso no rosto ao filho por meio de uma videochamada. Ela é uma das pacientes com Covid-19 de Manaus (AM) transferida para a Rede Ebserh – o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) –, e pôde ter um momento de alegria por meio da visita virtual.

Para diminuir os impactos emocionais causados nesses pacientes, pelo afastamento provisório de seus familiares ao serem transferidos para hospitais de outros estados do país, as unidades vinculadas à Rede Ebserh começaram a promover encontros virtuais utilizando tablets. Os primeiros pacientes da capital amazonense chegaram na noite dessa sexta-feira, 15, no HU-UFMA.

Esse tipo de iniciativa já vinha surtindo resultados positivos, ao ser implementada na Rede Ebserh. Psicólogos e terapeutas ocupacionais avaliaram, ao longo do combate à pandemia, que o contato do paciente com o familiar pode reduzir os níveis de estresse e fortalecê-lo nesse momento do adoecimento, além de contribuir para a manutenção de capacidades cognitivas relativas à sua biografia e a sua identidade pessoal.

De acordo com o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA-Ebserh, Dyego Brito, foram disponibilizados 40 tablets com chip para as visitas virtuais. “Conseguimos elaborar essa estratégia em tempo recorde e já fizemos os primeiros contatos. Os pacientes já estão tendo interação com suas famílias de forma remota e, na mesma ocasião, o profissional de saúde informa o estado clínico para os familiares”, explicou Brito.

Para que as visitas virtuais ocorram, são avaliados alguns aspectos relacionados aos participantes como: a capacidade do paciente para a comunicação, seu estado psíquico e emocional, como também o próprio desejo em realizar o encontro virtual. A equipe também está atenta em manter a higienização dos equipamentos para evitar contaminações.