Notícias

HU-UFMA comemora os 20 anos de conquistas da UTI Pediátrica

publicado: 11/12/2025 17h00, última modificação: 11/12/2025 17h00
Primeiro serviço de terapia intensiva pediátrica do Maranhão celebra duas décadas de atuação, homenageia profissionais e reforça compromisso com a excelência no cuidado infantil
HU-UFMA comemora os 20 anos de conquistas da UTI Pediátrica

 A criação da UTI Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Ebserh, representou um marco para o sistema de saúde no Maranhão, ao oferecer pela primeira vez um serviço totalmente dedicado ao atendimento intensivo de crianças. Com uma marca de 6000 atendimentos, sua implantação mudou o cenário da assistência pediátrica no estado, garantindo acesso a leitos especializados, reduzindo riscos associados à internação em UTIs adultas e contribuindo para o avanço dos indicadores de sobrevivência infantil.

E para celebrar os 20 anos de funcionamento e conquistas da UTI Pediátrica, o HU-UFMA realiza, nesta sexta-feira, 12 de dezembro das 9h às 12h, no Auditório do 4º andar da Unidade Materno Infantil, uma cerimônia comemorativa de criação da primeira unidade de terapia intensiva voltada exclusivamente para crianças no Estado do Maranhão.

Criada em um contexto em que não havia leitos específicos para atendimento intensivo pediátrico no estado, a UTI Pediátrica do HU-UFMA transformou o cuidado às crianças graves, que antes dependiam de vagas em UTIs adultas. Nesses 20 anos, o serviço consolidou-se como referência em atendimento crítico, contribuindo diretamente para a redução da mortalidade infantil, para o fortalecimento da atenção especializada e para a qualificação contínua das práticas assistenciais no Maranhão.

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, a celebração busca reconhecer a dedicação dos profissionais que fizeram parte dessa história e agradecer suas contribuições. “Também queremos, com esta celebração, reafirmar o compromisso institucional com a excelência e a humanização do cuidado oferecido às crianças e suas famílias. O evento celebrará a trajetória pioneira e os avanços alcançados ao longo de duas décadas de assistência especializada”, afirmou.

Lages reforça que a comemoração dos 20 anos da UTI Pediátrica representa muito mais do que um marco histórico. “Esta celebração reafirma o papel estratégico que o hospital desempenha na rede de saúde do Maranhão. Por muitos anos, fomos a única unidade de terapia intensiva pediátrica pelo SUS no estado e, até hoje, seguimos sendo referência na assistência, na formação de profissionais e na incorporação de práticas qualificadas de cuidado. Esse serviço reúne equipes altamente comprometidas, que dedicam diariamente conhecimento, sensibilidade e esforço para garantir às nossas crianças um atendimento seguro, humanizado e de excelência. Celebrar esses 20 anos é reconhecer essa trajetória e renovar nosso compromisso com a saúde infantil no Maranhão”.

20 anos de UTI Pediátrica: avanços e conquistas

Ao longo de 20 anos foram atendidos cerca de 6000 pacientes, com uma média anual de 280, é o que afirma a chefe da UTI Pediátrica, Milena Fernandes.  Segundo a especialista, os principais tipos de casos atendidos na UTI Pediátrica são a cardiopediatria, problemas respiratórios e politraumas. “Somos referência para cirurgia cardíaca congênita, neurocirurgias complexas, tratamento da escoliose, com parceria de desenvolvimento e formação de outros profissionais para rede. Além, de cirurgias urológicas complexas, terapia de substituição renal e todo escopo que envolve uso de tecnologias para diagnóstico e tratamento de crianças”.

Fernandes ressalta que a faixa etária predominante entre as crianças atendidas vai de 29 dias a 12 meses de vida, o que corresponde a 30% do principal público principal e ainda explica sobre os avanços conquistados na área: “Ao longo dos seus 20 anos de existência, a UTI Pediátrica consolidou uma trajetória marcada por avanços expressivos, tanto no cuidado quanto na estrutura e na capacidade tecnológica da unidade. Em duas décadas, incorporamos um corpo profissional altamente especializado em terapia intensiva pediátrica, fortalecendo nossa identidade assistencial. Implantamos a Residência em UTI Pediátrica, ampliando a formação de especialistas e garantindo que o serviço se mantivesse como um polo formador de excelência. Nesse mesmo movimento, formamos uma equipe multidisciplinar completa, integrando terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, dentista, nutricionista, psicólogo exclusivo e o suporte fundamental da farmácia clínica, assegurando um cuidado integral, seguro e centrado na criança. Paralelamente, houve um avanço notável nas áreas de alta complexidade. A cirurgia cardíaca congênita se fortaleceu dentro da Unidade Materno Infantil, permitindo que as crianças passassem a ser operadas no próprio hospital e conduzissem seu pós-operatório diretamente na UTIP. Esse crescimento foi acompanhado de intenso treinamento das equipes em parceria com o HCor, abrindo caminho para a realização de procedimentos cada vez mais complexos. Nesse percurso, também realizamos transplante renal pediátrico, reafirmando a capacidade da unidade em manejar casos de elevada gravidade. Melhoramos muito. Reduzimos também a mortalidade infantil em cerca de 30%!”.

Programação

A programação reunirá profissionais, residentes, servidores, gestores, estudantes, docentes, pacientes, famílias e comunidade, promovendo integração e valorização da equipe multiprofissional que sustentou a evolução do serviço ao longo dos anos. Durante o evento, serão destacadas conquistas assistenciais, avanços tecnológicos, melhorias estruturais e resultados alcançados pelo setor, além das perspectivas futuras para a Unidade.

A solenidade contará com a presença de autoridades do HU-UFMA e convidados especiais que marcaram a história da UTI Pediátrica, além de toda a comunidade hospitalar e acadêmica para celebrar a construção de um serviço essencial para a saúde infantil maranhense, com o reconhecimento da dedicação de todos que contribuíram para sua história.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Por: HU-UFMA

registrado em: