Notícias
HU-UFMA alerta para a importância da amamentação
O mundo celebra a amamentação neste mês de agosto. Com o tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) inicia sua campanha para conscientização da sociedade em prol do padrão ouro de alimentação dos lactentes, que teve a abertura oficial na quinta-feira, 5.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é uma estratégia idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês). Ela foi iniciada em 1992 e, oficialmente, é celebrada de 1º a 7 de agosto. O Banco de Leite do HU-UFMA elaborou uma programação especial para o “Agosto Dourado”, mês destinado à campanha de incentivo ao aleitamento até os dois anos de vida ou mais, sendo oferecido de maneira exclusiva até o sexto mês de vida do bebê.
“Estamos no mês de agosto que marca um momento muito especial para todos nós, da saúde, que lidamos diretamente com a gestação, o parto e o puerpério. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a semana no país, desde 1999, mas o mês todo é dedicado a ações de reforço à importância do incentivo e da proteção do aleitamento. Criou-se o termo Agosto Dourado em virtude de o leite humano ser considerado o alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde OMS.”. ressalta o médico ginecologista e chefe da Unidade Materno Infantil, Antonio Leonardo Pereira Rosa.
A médica neonatologista Marynéa Vale, chefe da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais do HU-UFMA, destaca a importância do leite materno para os bebês que estão internados na UTI Neonatal. “A amamentação é muito importante para a população de recém-nascidos que internam na Unidade Neonatal, em especial os pré-termos, cujas mães estão em situação de fragilidade física, social e emocional, pela prematuridade. A Unidade, por meio das equipes multiprofissionais, intensifica ações desde o nascimento, como contato pele a pele e ordenha à beira do leito, para assegurar que a amamentação seja trabalhada por essas famílias com o objetivo de atingir indicadores favoráveis de alta com aleitamento materno exclusivo.”
As ações são de promoção ao aleitamento materno e têm o objetivo de dar visibilidade em apoio amamentação, respeitando todas as medidas sanitárias exigidas pela Organização Mundial da Saúde devido ao estado de pandemia que vivenciamos. Será realizada uma blitz da amamentação, com funcionários e residentes percorrendo os corredores do hospital, tendo o intuito de informar os usuários presentes nos ambulatórios e no alojamento conjunto. Ainda estão previstas ações de conscientização por meio das redes sociais da instituição com boletins informativos sobre o aleitamento materno. O HU-UFMA promoverá ainda o Curso Básico de Manejo do Aleitamento Materno para mais de cem profissionais e residentes do hospital entre os dias 10 e 13 de agosto.
O coordenador do Banco de Leite Humano do HU-UFMA e organizador do Curso de Aleitamento Materno, o fonoaudiólogo Christyann Lima, fala sobre os benefícios da doação. “O leite humano é mais que um alimento. Por meio da doação, conseguimos proteger os bebês não só contra diversas doenças, mas também a sociedade como um todo, inclusive o meio ambiente. Amamentar é promover condições de igualdade e oportunidade de desenvolvimento para todas as famílias."
Publicado originalmente em 05/08/21, no site do HU-UFMA.
Por: Alexsandra Jácome/HU-UFMA
Revisão: Jáder Cavalcante