Notícias
Hospitalidade como refúgio: evento da UFMA discute apoio a vítimas de violência doméstica
O curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoverá, no dia 10 de julho, a partir das 14 horas, o evento “Hospitalidade que Acolhe: Refúgio e Reconstrução para Mulheres Vítimas de Violência”, no Auditório B da Fábrica Santa Amélia, em São Luís. A atividade, idealizada por estudantes da graduação, tem por foco discutir como a área pode atuar como instrumento de cuidado e acolhimento a mulheres em situação de violência doméstica.
A proposta é uma realização das graduandas do curso de Hotelaria Cidilene Costa, Eliane Mendes e Luziane Serra, como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Segundo Eliane, a temática foi escolhida pela percepção da indispensável necessidade do desenvolvimento de um amparo mais humanizado e de uma hospitalidade reforçada para mulheres vítimas de agressão. “O acolhimento, para nós, da Hotelaria, é uma das principais ferramentas de trabalho. Diante dos inúmeros casos de violência doméstica relatados diariamente, pouco se fala sobre a importância de receber bem essas mulheres e de saber conduzir o primeiro contato com elas de forma adequada e sensível”, explicou ela.
Como forma de dar visibilidade ao tema, o evento busca aproximar a comunidade acadêmica, profissionais de diversas áreas, órgãos públicos e a sociedade em geral do debate, que é essencial também para repensar o papel dos profissionais da área.
“Quando elas são bem-acolhidas, tratadas com respeito e empatia, a hospitalidade pode influenciar diretamente na decisão dessas mulheres de manter uma denúncia ou buscar ajuda. Pode ser um fator decisivo entre a vida e a morte. Em muitos espaços de refúgio, como hospitais, clínicas, abrigos e instituições de apoio, o primeiro contato com a vítima é realizado por profissionais ligados à gestão de hospitalidade. Por isso é fundamental que esses profissionais estejam preparados para identificar sinais de violência, saber ouvir, acolher e conduzir o pedido de socorro com responsabilidade”, destacou Eliane Mendes.
A programação contará com a presença da advogada Susan Lucena Rodrigues, atual diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, que será uma das palestrantes do evento. Haverá também o relato sensível de uma mulher que experienciou a violência doméstica. Na ocasião, serão debatidas práticas de acolhimento ético, com foco na valorização da diversidade das experiências femininas e na compreensão dos impactos da violência em suas trajetórias de vida.
Eliane Mendes acredita que o evento pode deixar marcas significativas na formação dos participantes. “Nosso principal objetivo é que o público, especialmente, os estudantes, compreenda a diferença entre ser simpático e ser empático no momento do acolhimento. Esperamos que cada pessoa presente no evento saia mais preparada para adotar um comportamento assertivo diante de situações de violência doméstica”.
A participação no evento é gratuita, e as inscrições já podem ser feitas pela página do SIGEVENTOS, disponível aqui. Interessados podem acompanhar as novidades por meio da página no Instagram.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante