Notícias

Hospital Universitário da UFMA celebra vinte anos de fundação da UTI Pediátrica

publicado: 15/12/2025 10h57, última modificação: 15/12/2025 15h39
Em duas décadas, a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Universitário da UFMA já realizou 6 mil atendimentos, consolidando-se como referência no estado
Hospital Universitário da UFMA celebra 20 anos de fundação da UTI Pediátrica

HU-UFMA comemora 20 anos da UTI pediátrica com homenagens. Foto: Agaminon Sales (SCOM)

Na última sexta-feira, 12, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) comemorou os vinte anos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Universitário. Pioneira no estado, a UTI foi a primeira a oferecer atendimento de alta complexidade voltado exclusivamente para crianças. 

Durante a solenidade, no Auditório Central da Unidade Materno Infantil, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, parabenizou os profissionais que atuam na unidade e ressaltou a importância dos investimentos realizados para elevar a qualidade da assistência pediátrica no estado. “Hoje celebramos duas décadas de dedicação e conquistas. É o momento de homenagear todos aqueles que, ao longo dos últimos vinte anos, ajudaram a transformar nossa UTI infantil em um símbolo de excelência e humanização. Temos orgulho da trajetória construída pelas mãos de profissionais extraordinários, que consolidaram a Unidade como referência no estado, e estamos certos de que, com os investimentos garantidos, muitas outras conquistas ainda estão por vir”.  

A solenidade também contou com a presença de representantes da administração central, gestores hospitalares, profissionais que participaram da implantação da UTI pediátrica e lideranças das áreas de atenção à saúde e apoio diagnóstico terapêutico, reforçando o caráter coletivo da celebração.

Evento homenageou profissionais que marcaram história do HU-UFMA. Foto: Agaminon Sales (SCOM)

Homenagens

O evento também foi marcado por homenagens aos profissionais que, ao longo da história, contribuíram para que a UTI Pediátrica se consolidasse como referência no atendimento especializado às crianças. 

Durante o discurso, a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, destacou a relevância das equipes multiprofissionais para o fortalecimento da unidade e para a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes. “Somos profissionais da área da saúde extremamente envolvidos, aguerridos para um objetivo único: salvar vidas, formar pessoas. Não tenho nenhuma dúvida do peso que este hospital tem na melhoria do sistema público de saúde deste estado, porque, ao longo de mais de trinta anos, este hospital tem trabalhado com esse propósito”.

Na celebração, a diretora de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Odete Gialdi, ressaltou o papel estratégico do Hospital Universitário no Maranhão e destacou a força do trabalho coletivo que consolidou a instituição como referência na rede. "Não há dúvidas sobre o papel e a relevância do Hospital Universitário no Maranhão. É uma instituição que deve ser carregada com orgulho e pertencimento, especialmente em um estado que enfrenta profundas desigualdades sociais e grande necessidade de políticas públicas. Ter um hospital universitário com esse porte, papel, capacidade e pioneirismo transforma o estado", destacou. 

Homenagem ressaltou contribuições que transformaram o HU-UFMA em referência. Foto: Agaminon Sales (SCOM)

Pioneirismo

Sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o HU-UFMA consolidou-se como referência no cuidado pediátrico intensivo, contribuindo, de forma decisiva, para a melhoria dos indicadores de sobrevivência infantil no Maranhão. Ao alcançar a marca de 6 mil pacientes atendidos, o hospital reafirma sua relevância na assistência especializada.

Desde sua criação, em 2005, a UTI Pediátrica representou um avanço histórico para o sistema de saúde maranhense, ao oferecer, pela primeira vez, um serviço totalmente voltado ao atendimento intensivo de crianças.

Além de inaugurar a primeira UTI Pediátrica do estado, o Hospital Universitário da UFMA também se destacou como pioneiro na realização de transplantes de coração e de medula óssea, ambos realizados em 2025, consolidando novos avanços na assistência de alta complexidade no Maranhão.

Essas conquistas demonstram que, para além da assistência pediátrica, o HU-UFMA exerce papel estratégico na expansão e qualificação da rede de saúde, oferecendo serviços de alta complexidade que transformam vidas e fortalecem o sistema público.

Por: Agaminon Sales

Fotos: Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: