Hospital realizou programação especial para acolher os novos residentes

publicado: 28/03/2022 11h01, última modificação: 28/03/2022 17h13

No dia 3 de março, ocorreu a cerimônia de acolhimento dos novos residentes e foi o pontapé inicial para uma semana recheada de atividades promovidas pela Residência em Área Profissional de Saúde do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) para os 76 residentes ingressantes.

A programação, feita especialmente para eles, incorporou atividades de ensino relacionadas ao fluxo, aos protocolos, às normas e rotinas institucionais. Eles puderam participar de palestras e oficinas que são fundamentais para o conhecimento dos Programas das Residências, dos setores e do funcionamento do hospital, de maneira que poderão usufruir, de forma positiva, o período de aprendizado na instituição.

A enfermeira Helen Byanca Sousa Carvalho, que entrou como R1 da enfermagem obstétrica, falou sobre o sentimento de iniciar a residência e da sua impressão sobre o acolhimento. “Entrar no HU para mim foi uma grande conquista porque eu tinha uma expectativa em retornar para esta casa, para esta instituição, que me formou como enfermeira, e realizar esse grande sonho de me especializar em obstetrícia. O momento do acolhimento foi essencial para nos conhecermos mais, principalmente, para iniciar esse processo de vínculo com os profissionais daqui da instituição e com os colegas residentes que já estavam aqui e os que chegaram junto comigo.”

Atualmente a Residência em Área Profissional de Saúde do HU-UFMA abrange dez categorias profissionais, entre as quais: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Elas são distribuídos nas seguintes áreas de concentração: Saúde Renal, Clínicas Médica e Cirúrgica, Cardiovascular, Terapia Intensiva, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Neonatologia e os Programas de Residência em Enfermagem Obstétrica e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão. A formação desses profissionais está alicerçada em diretrizes que incorporam a atuação profissional às atividades integradas de assistência, ensino e pesquisa. Isso nos torna especiais e aumenta em muito a responsabilidade para com a sociedade, por se tratar de um hospital de ensino que precisa atuar de maneira firme na formação de profissionais competentes, qualificados, responsáveis e comprometidos com uma sociedade justa e igualitária.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente quarenta hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas cinquenta unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Publicado originalmente em 23/03/22, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário