Notícias

Hospital Universitário realiza acolhimento integrado de novos residentes

publicado: 07/03/2022 14h05, última modificação: 07/03/2022 19h38

A primeira semana de março iniciou-se de forma diferente no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), pois ocorreu a cerimônia de acolhimento dos novos residentes. De forma online e não menos emocionante, o evento ocorrido no dia 3 marcou o início de uma nova etapa profissional para os 161 residentes ingressantes, sendo 85 da Residência Médica e 76 da Residência em Área Profissional de Saúde.

Na abertura, a superintendente do HU-UFMA, falou de sua alegria em recepcionar todos e destacou o papel do Hospital na formação de cada um. “É com satisfação que o HU, no dia de hoje, celebra esta solenidade. O Hospital existe porque nossa missão é formar pessoas, contribuindo, dessa maneira, com o sistema público de saúde. O processo de formação deste Hospital não se restringe só ao especialista, nós também temos a obrigação de sermos campo de prática, o mais adequado possível, para os graduandos da área da saúde da UFMA. Hoje, recebemos residentes de vários estados da federação, sejam bem-vindos! Para nós, não nos importa qual é o estado de suas origens, nos importa que aqui daremos de tudo para que os senhores tenham uma formação técnica, humanística e ética.” pontuou.

Rayanna Dorneles Coelho, fisioterapeuta que ingressará na clínica médica cirúrgica, aproveitou a ocasião para externar a todos o que estava sentindo. “É um grande sonho, uma realização literalmente em todos os aspectos. Como foi falado, o HU é um hospital de grande referência e significa caminhar em direção a uma grande qualificação, verdadeiramente, é um grande passo no início de uma carreira que a gente espera que tantas coisas aconteçam, pois nos dedicamos cinco anos no mínimo, às vezes quatro, depende muito da área de formação, para que a gente tenha uma carreira de sucesso. E poder, no início dessa carreira, dar esse grande passo significa muito para mim.” disse, emocionada.

O reitor da UFMA também esteve presente e aproveitou para parabenizar cada um pela aprovação na residência e ressaltou a importância de aproveitar cada momento para o crescimento profissional. “O HU-UFMA se tornou, ao longo dos anos, uma referência nacional, somos um dos maiores hospitais universitários da rede MEC do Brasil e responsável pela formação de muitas gerações de profissionais da área da saúde. Neste momento, peço a vocês que se dediquem ao máximo, aproveitem cada situação, pois tenho a certeza de que a equipe do hospital estará disponível para ajudar nessa formação e assim entregar à sociedade uma assistência de qualidade e humanizada”.

O momento contou também com a participação dos gerentes do HU-UFMA, preceptores e coordenadores das residências. A aula magna com o tema “Redes de Atenção à Saúde e o Ensino das Residências” foi proferida pelo médico pediatra Ipojucan Calixto, que é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR atuando no curso de Medicina e na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Tem experiência na área de Medicina, Saúde Coletiva e Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, sociologia da saúde e da medicina, políticas de saúde e educação médica.

A programação de acolhimento se estenderá durante a semana com atividades de ensino relacionadas ao fluxo, aos protocolos institucionais, às normas e rotinas. Eles poderão contar com palestras e oficinas que serão fundamentais para que conheçam os Programas das Residências, os setores e o funcionamento do hospital para que possam usufruir, de forma positiva, o período de aprendizado na instituição. 

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Publicado originalmente em 07/03/22, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: