Notícias
Hoje é o Dia do Jornalista: data em homenagem e reforço do papel dos profissionais na sociedade é celebrada em 7 de abril
“Cada vez mais se mostram imprescindíveis a boa formação dos jornalistas, sua capacidade de atuação como mediadores da informação e uma imprensa livre e responsável, possibilitando o trânsito adequado de dados, sem mentiras e/ou censura”, conta Carlos Agostinho Couto, jornalista há mais de 20 anos e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, em relação à celebração de hoje, 7 de abril, Dia do Jornalista. A data foi declarada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931 em homenagem ao jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, personalidade importante na luta pelo fim da monarquia portuguesa e pela independência do Brasil.
Um jornalismo livre é requisito para uma sociedade democrática na era da informação. Durante a pandemia da covid-19, o papel do jornalismo se mostrou essencial no combate às fake news e na divulgação de dados relativos ao avanço da covid-19 no país.
“Deve-se respeitar o direito de todos de se manifestarem e emitirem opiniões por quaisquer meios; apenas o trabalho de apuração, organização de dados e publicação qualificado tem sido capaz de dirimir dúvidas, evitar a disseminação de mentiras e indicar o que ocorre, permitindo aos leitores, espectadores, radiouvintes e internautas a possibilidade de compreenderem o presente e prepararem-se para o futuro”, acrescenta o docente.
Saiba mais sobre a graduação em Jornalismo
A graduação em Jornalismo é ofertada na modalidade bacharelado pela UFMA desde 1976 e está disponível nos Câmpus São Luís, no bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo; e no Câmpus Imperatriz, no bacharelado em Jornalismo. O curso tem duração de quatro anos e fornece ao futuro jornalista o aprendizado teórico e prático, com disciplinas que perpassam pelo conhecimento em fotografia, produção de texto, pesquisa de campo e diversas outras vertentes da área.
Conforme o termo de adesão da UFMA ao Sisu 2021.1, são ofertadas 16 vagas para o curso Comunicação Social – Jornalismo no Câmpus São Luís; e 46 vagas ofertadas para o Câmpus Imperatriz.
Por: Andressa Algave
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Imagem: br.freepik.com
Revisão: Jáder Cavalcante