Hoje, 19 de fevereiro, é o Dia do Esportista

publicado: 19/02/2021 15h00, última modificação: 19/02/2021 20h08

Hoje, dia 19 de fevereiro, é comemorado o Dia do Esportista. A data tem origem na Lei nº 8.672, de 6 de julho de 1993, também conhecida popularmente como “Lei Zico”. O artigo 54 institui o “Dia do Desporto”. O objetivo é, principalmente, conscientizar as pessoas da importância da prática da atividade física para o desenvolvimento de melhor qualidade de vida e incentivá-las a praticar.

De acordo com o dicionário, esportista é aquele que pratica qualquer tipo de atividade física visando a lazer e/ou melhorias na saúde, não tendo a performance como prioridade, como acontece no caso dos atletas. E, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2020, 29% dos brasileiros realizaram algum tipo de esporte regularmente.

Na Universidade Federal do Maranhão, é possível observar o aumento na prática de atividades físicas, muito graças ao surgimento e à movimentação das Atléticas, associações entre alunos que realizam, entre muitas outras, atividades relacionadas a esportes. Não são poucos os relatos de discentes que se tornaram mais ativos ao aderir a um desses grupos.

“Eu praticava esporte muito raramente, até porque não tinha nenhum que tivesse realmente me atraído. Por meio da Atlética, eu comecei a jogar futsal e me descobri. E isso me levou a outras atividades, como, por exemplo, correr. Correr para melhorar meu condicionamento físico e consequentemente contribuir para que eu tenha melhor rendimento nos jogos de futsal”, declarou Sâmia Martins, integrante da Atlética de Comunicação Social, Cerberus.

Além dos benefícios físicos, o esporte também tem o poder em outras áreas, como melhorar as relações sociais: “Por meio da Atlética e dos esportes, acabamos conhecendo várias pessoas que, por vezes, passam despercebidas por nós nos corredores, tanto de outros cursos quanto do nosso próprio. E essa rede de relacionamentos é muito boa, principalmente para nós, Cerberus, que fazemos o Curso de Comunicação”, comentou Sâmia.

A discente destacou ainda como essa prática esportiva proporcionada dentro da Instituição é importante para a parte mental: “A graduação é muito intensa. É muito texto pra ler, muito trabalho a fazer e isso traz um desgaste mental. Essas atividades esportivas, muitas vezes realizadas até no meio da semana, nos traz um alívio, tira um pouco desse estresse mental e nos deixa renovados para seguir nos estudos”.

Saiba mais

Posteriomente à “Lei Zico”, veio a Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, também conhecida como “Lei Pelé” ou “Lei do Passe Livre”. Nessa nova lei, ficou instituído que o Dia do Esportista seria em 23 de junho, mesmo dia do Dia Mundial do Desporto Olímpico. No entanto a população segue fazendo as comemorações no dia 19 de fevereiro.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque