Grupo de pesquisa realiza, nesta quinta-feira, roda de conversa Leituras e Livros

publicado: 19/08/2021 11h07, última modificação: 19/08/2021 15h15
Grupo de pesquisa realiza roda de conversas leituras e livros.jpg

Realizado pelo Clube de Leitura do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (GEPPLEM) do departamento de Biblioteconomia da UFMA, será realizado, nesta quinta-feira, 19, a partir das 15h30, no canal do GEPPLEM no YouTube, o primeiro episódio da Roda de Conversa "Leituras e Livros que moram dentro de nós".

Durante o evento, os leitores terão oportunidade de conversar com escritores sobre histórias e memórias de leitura que marcaram suas trajetórias e vivências literárias, assim como um espaço para discutir sobre leitura como direito humano. Mediada pela professora Leoneide Martins, do departamento de Biblioteconomia da UFMA, a roda de conversa receberá as escritoras Lúcia Fidalgo e Déa Alhadeff.

Sobre as palestrantes

Lúcia Fidalgo é bibliotecária, escritora, contadora de histórias, mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora do curso de Biblioteconomia e Gestão da informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora da Cátedra Unesco de Leitura-Iller. É integrante do Grupo de Estudos em Literatura Infantojuvenil (GELIJ), fez parte do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), desde a sua criação, e começou seus trabalhos com literatura na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), onde recebeu o prêmio de autora revelação, com o livro Menino Bom, da Ed. Dmensão. Lúcia também coordenou o departamento geral de Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2000-2002.

Déa Alhadeff é escritora maranhense, bacharel em Direito. Com 21 anos, lançou seu primeiro livro, o primeiro da série "Os segredos de uma jovem espiã", que, inicialmente, começou na internet e ganhou preferência para mais de 500 mil pessoas. Déa é premiada pela Academia Brasileira Poética e sócia da Associação Maranhense de Escritores Independentes.

Por: DCom