Grupo de pesquisa LabPortos do curso de Administração do Câmpus São Luís lança livro digital “Manifesto: ESG Portuário”

publicado: 24/06/2022 11h47, última modificação: 25/06/2022 16h21

O Grupo de Pesquisa Labportos, do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus São Luís, lançou, no dia 8 deste mês, o livro digital “Manifesto: ESG Portuário”, durante o V Simpósio Internacional de Gestão Portuária e do II Fórum Latino-Americano de Cidades Portuárias, realizado de forma híbrida na UFMA. A obra foi organizada pelos professores Sérgio Sampaio Cutrim e Leo Tadeu Robles, com o intuito de sensibilizar e persuadir a comunidade portuária a aderir ao modelo e estratégia de sustentabilidade, conhecido como ESG.

A elaboração do livro contou com a participação dos seguintes coautores: professora Darliane Cunha, da UFMA; docente Diego Lima Matos, do Instituto Federal do Maranhão (Ifma); Flávia Nico, da Secretaria Nacional de Portos; Luane Lemos, do Porto de Itaqui; e Luciana Guerise, da Associação de Terminais Privados (ATP).

De acordo com um dos organizadores, o professor Sérgio Cutrim, o livro surgiu no contexto do planejamento estratégico do grupo de pesquisa Labportos da UFMA. “A sustentabilidade portuária é um dos eixos estratégicos de trabalho das nossas pesquisas.  É um dos temas mais importantes da atualidade.  Os riscos climáticos estão na agenda dos debates e das ações mais relevantes do setor público, privado e da sociedade civil, e a Universidade não pode ficar fora desta demanda”, ressaltou.

Publicado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), o Manifesto é a primeira obra que trata sobre o tema ESG no setor portuário brasileiro. Cutrim explica que o modelo de sustentabilidade conhecido como ESG, refere-se à temática ambiental, social e governança. “O tema ainda é novo no setor portuário. Neste sentido, o título do livro está relacionado com uma provocação, uma sensibilização, um estímulo para que as organizações portuárias adotem este modelo de sustentabilidade”, destacou.

Além de sensibilizar e persuadir a comunidade portuária a aderir ao modelo e estratégia ESG, os autores esperam que o livro seja mais um passo para auxiliar os portos e terminais na jornada da sustentabilidade. Entre outros aspectos, por meio do livro, os autores pretendem contribuir com a aprendizagem e a atualização dos pesquisadores, professores e estudantes que se interessam por logística e sustentabilidade, configurando um novo posicionamento dos portos na relação porto-cidade.

Acesse o livro digital do Manifesto de forma gratuita

Saiba mais

Sérgio Sampaio Cutrim é administrador de empresas, possui mestrado em Administração pela Universidade São Marcos e doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor do Departamento de Ciências Contábeis e Administração e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Logística Portuária da UFMA. É coordenador do Grupo de Pesquisa Labportos e pesquisador nas áreas de “Logística e Operação Portuária”; “Gestão Portuária” e “Relação Porto-Cidade”.

Léo Tadeu Robles é graduado em Ciências Econômicas, mestre e doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). É professor pesquisador da UFMA e membro do grupo de pesquisa Labportos. É autor de obras acadêmicas sobre logística reversa, cadeias de suprimentos, logística internacional, gestão patrimonial e logística e em organização e estrutura portuária.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque