Notícias
Grupo de Pesquisa ETC lança Observatório de Inclusão PCD no Mercado de Trabalho
O Grupo de Pesquisa ETC – Comunicação, Tecnologia e Economia, por intermédio do projeto de extensão ETC Hub, promove o lançamento do “Observatório de Inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) no Mercado de Trabalho”, na próxima quinta-feira, 24, no anfiteatro de Comunicação, do Centro de Ciências Sociais (CCSO), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento reúne PCDs, veículos de comunicação, estudiosos da área, representantes de secretarias estaduais e municipais, e coordenações da UFMA.
Além de ser um marco para a inclusão e para a acessibilidade, a data do lançamento também é marcada pela comemoração dos “34 anos da Lei de Cotas para PCDs”, a Lei Nº 8.213/91, que define que as empresas com cem ou mais empregados devem reservar de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Com o intuito de compartilhar dados estatísticos, vagas de emprego, textos acadêmicos, perfis de profissionais e empreendedores PCDs, relatos de experiências, indicações culturais e eventos sobre a temática, a ação surgiu a partir da iniciativa da mestra em comunicação e pesquisadora do ETC, Sâmia Martins: “Há dois anos, entrei no ETC, e logo o coordenador do grupo me solicitou um texto sobre inclusão, trabalho e empreendedorismo para postar no Medium do grupo e para discussão em reunião aberta. Ocorre que, escrevendo esse texto, eu percebi a carência de informações mais aprofundadas e um espaço onde elas estivessem centralizadas. Essa carência, somada aos relatos dos meus amigos com deficiência sobre a dificuldade de conseguir um emprego de acordo com a formação deles, me fez pensar nesse ‘Observatório’ indo além da união de informações, mas também prestando outros serviços. Vim maturando essa ideia, até que este ano convidei colegas interessados no tema para trabalharmos juntos nessa iniciativa, que, finalmente, vai ocorrer”.
O evento conta com uma organização dedicada, sendo todo o material veiculado pesquisado em perfis oficiais, com uma curadoria realizada com o apoio de assistentes de inteligência artificial, a busca de perfis de empreendedores e profissionais PCDs nas redes sociais, obtendo até mesmo cadastros de pessoas de fora da capital maranhense. O empenho depositado pela equipe reforça a essência da temática no contexto acadêmico e social.
“Os dados sobre inclusão PCD no mercado de trabalho por vezes ficam escondidos em meio a tantos outros e também, quando aparecem, não problematizam que vagas existem, quais as condições de trabalho e quem são essas pessoas com deficiência que vêm sendo empregadas. São muitas camadas para discutir, e queremos fazer isso de verdade e dando protagonismo para as pessoas com deficiência”, reforçou Sâmia Martins.
A programação conta com a apresentação do Observatório e a roda de conversa “Inclusão PCD no mercado de trabalho”, incentivando a participação do público na troca de experiências e sugestões para enriquecer o projeto. Com o lançamento, será disponibilizado o cadastro no Observatório, os inscritos terão acesso a boletins mensais, divulgação de vagas, profissionais e empreendedores PCDs, eventos, relatos, formações e outras atividades. Os conteúdos vão ser publicados no site do ETC, disponível aqui.
Diante de uma temática necessária, Sâmia Martins compartilha a expectativa para o evento: “A expectativa é, de fato, construir essa comunidade em prol da inclusão digna de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Então, quanto mais atores dessa causa puderem estar conosco colaborando reciprocamente, melhor será”, expressou.
O “Observatório de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho” é uma iniciativa que estimula o desenvolvimento do setor profissional mais acessível e inclusivo, reunindo questões econômicas e comunicacionais relacionadas para profissionais e empreendedores PCDs. É perceptível a essência da discussão da temática e a aplicação de ações que possam melhorar o ambiente acadêmico e social.
Conheça o ETC
Criado em 2018, o Grupo de Pesquisa ETC – Comunicação, Tecnologia e Economia está vinculado ao Departamento de Comunicação Social (DCS) e ao Mestrado Profissional em Comunicação. O grupo desenvolve diversas atividades de extensão: oficinas, podcast e exposição fotográfica. A equipe conta com a coordenação do professor do DCS e do Programa do Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional), Ramon Bezerra.
Por: Aline Vitória
Revisão: Jáder Cavalcante