Notícias
Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura da UFMA realiza segundo Arraial Literário
Nesta quarta-feira, 28, será realizado o II Arraial Literário, promovido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (Gepplem) da Universidade Federal do Maranhão. O evento ocorrerá na Praça do CCSo, com início às 15 horas. O arraial é destinado para membros do clube de leitura da Gepplem, bem como para os alunos dos cursos de Pedagogia e Biblioteconomia Interessados em participar. Inscrições devem ser feitas no site oficial do evento
Segundo a coordenadora do Gepplem e professora do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, Leoneide Maria Brito Martins, o Arraial Literário é um evento que integra a literatura e o folclore maranhenses. "Neste mês de junho, com a nossa cidade efervescente de cultura popular, também vamos comemorar os dois anos de criação do nosso clube de leitura" comentou a professora.
Em celebração a esse marco importante na trajetória do grupo, o evento buscará, para além das festividades, a reflexão sobre as suas conquistas e os desafios do Gepplem nos últimos dois anos. A programação do Arraial se iniciará com um acolhimento literário, por meio de um recital de cordéis. Logo depois, a roda de diálogo do livro "Nós: uma antologia de Contos Indígenas" será mediada pelo professor do Departamento de Biblioteconomia da UFMA Roosewelt Lins Silva e pela bibliotecária Ana Lourdes, do IFMA.
Também será feita uma entrega de certificados, referentes aos anos de 2021 e 2022, pelo reconhecimento, compromisso e dedicação dos clubes. Para encerrar o evento, serão feitas apresentações culturais e brincadeiras juninas, com a participação de grupos folclóricos.
Vinculado ao Departamento de Biblioteconomia da UFMA com uma equipe de professores das áreas de Biblioteconomia e Pedagogia, o Gepplem realiza uma integração importante entre as duas áreas, explica a professora Leoneide. "Consideramos os bibliotecários e os pedagogos como profissionais fundamentais na formação de leitores e difusão da literatura. Sendo assim, integramos professores e alunos desses dois cursos, embora o Gepplem não se feche para outras áreas da Licenciatura, como Letras, por exemplo".
Por: Orlando Ezon
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante