Grupo de pesquisa do Laboratório de Sistemática e Ecologia de Organismos Aquáticos do Câmpus Chapadinha tem inscrições abertas para ingresso de novos alunos

publicado: 31/03/2022 08h00, última modificação: 01/04/2022 13h39

O Laboratório de Sistemática e Ecologia de Organismos Aquáticos (Laseoa) do Câmpus Chapadinha abriu inscrições para o ingresso de alunos interessados em integrar seu respectivo grupo de pesquisa, cujo objetivo é desenvolver projetos e outras atividades acadêmicas.

O professor de Zoologia Felipe Polivanov Ottoni, coordenador do Laboratório, comentou que são desenvolvidas diversas atividades pelo grupo de pesquisa, desde atividades de curadoria, organização e manutenção da Coleção Ictiológica do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CICCAA) da Universidade Federal do Maranhão, até trabalhos de campo e projetos de pesquisas relacionadas, especialmente, a peixes de água doce.

Para fazer parte do grupo o aluno deve estar devidamente matriculado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, entre o segundo e o quarto período. O processo seletivo contará com uma entrevista e a análise do histórico escolar do aluno. Para o agendamento da entrevista, o aluno precisa entrar em contato pelo e-mail institucional felipe.ottoni@ufma.br.

O professor explicou que qualquer aluno interessado pode entrar em contato e que não há limite de vagas. “A entrada de alunos é feita por fluxo contínuo. Qualquer aluno interessado pode entrar em contato a qualquer momento e agendar a entrevista. Caso o candidato tenha o perfil desejado e indicado para o laboratório ou estudo, poderá fazer parte do grupo de pesquisa. Não há limitação de vaga, mas o aluno deve demonstrar vontade e ter o perfil do laboratório e do grupo de pesquisa”, afirmou.

Saiba mais

O Laseoa é localizado no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da UFMA e foi fundado no segundo semestre de 2015. Tem diversas linhas de pesquisa junto com colaboradores nacionais e internacionais, em taxonomia de grupo de peixes (incluindo Taxonomia clássica e Taxonomia Integrativa), delimitação de espécies de DNA barcode, inventários de ictiofauna e trabalhos de ecologia de peixes, além de projetos projetos relacionados a parasitas e peixes e engenharia de pesca.

A equipe do Laboratório é composta por diversos alunos em diferentes níveis de formação, entre graduandos, mestrandos e doutorandos, mestrandos e graduandos, além de colaboradores já graduados em Biologia. O grupo já publicou mais de 60 artigos científicos, um livro, quatro capítulos de livro e seis artigos em revistas de divulgação científica.

Sobre o docente

O professor Felipe Polivanov Ottoni é graduado em Ciências Biológicas e tem bacharelado em Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia e Ciências Biológicas do Museu Nacional do Rio de Janeiro (MNRJ-UFRJ). Tem pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, também da UFRJ. Trabalha principalmente com evolução, taxonomia, sistemática e biogeografia de peixes.

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa