Notícias

Grupo de Pesquisa do Câmpus São Luís promoverá, na quarta-feira, 15, reunião virtual sobre a “Memória Organizacional e M30”

publicado: 10/02/2023 12h33, última modificação: 10/02/2023 14h46
O ETC é formado por docentes e discentes do curso de Comunicação Social

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Economia (ETC) da Universidade Federal do Maranhão realizará, na quarta-feira, 15, uma reunião aberta via Google Meet, com início às 19h, para abordar sobre a temática “Memória Organizacional e M30”, mediada pela egressa Andréia Barbosa, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPro).

O ETC discute os mais diversos interesses da sociedade contemporânea, dedicando-se à pesquisa de economias e dinâmicas empreendedoras, epistemologias e processos de vinculação social, tecnologias e ações emergentes. Os temas são estudados por discentes que estão em diferentes níveis de formação, desde a graduação até a pós-graduação, todos sob a supervisão do docente Ramon Bezerra, do Departamento de Comunicação Social.

O texto “A memória sobe a rampa”, de autoria de Barbosa, apresenta, de forma resumida, algumas ideias sobre a memória organizacional – a contribuição da memória para as organizações – que foram tratadas anteriormente na sua dissertação “Modelo de Mapeamento da Memória Organizacional: Uma proposta para a abordagem da comunicação organizacional ao caso do Cedeca Padre Marcos Passerini”.

De acordo com Barbosa, o artigo parte do princípio que a memória organizacional é importante para instituições, por isso muitos estudos sobre esse âmbito da comunicação estão geralmente associados a organizações com fins lucrativos. “Desde 1970, cresceram diferentes iniciativas memorialistas, como livros ou exposições memoriais, museus, entre outros. Essas ações ou produtos refletem o espectro informativo da memória. A ideia foi investigar a contribuição da memória organizacional para além dessa nuance celebrativa ou nostálgica”, informou.

Por meio da pesquisa, foi criada uma ferramenta chamada de Modelo de Mapeamento da Memória Organizacional (M3O), já disponível ao público, que resume em três passos o exercício de recordação organizacional, com a finalidade de obter informações para que as entidades relacionem as suas ações atuais com as passadas, e as suas expectativas de futuro.

O grupo de pesquisa também lançou o Modelo para Criação de Iniciativas Contemporâneas (MCIC), que é uma ferramenta concedida para criação ou revisão de ações empreendedoras. “O estudo que resultou no MCIC foi organizado num livro que apresenta ao leitor duas ferramentas para a concepção e planejamento organizacional: o MCIC e o Mapa das Crises da Contemporaneidade (MCC). O último é um diagrama que permite a elaboração de diagnóstico de um determinado problema ao qual se deseja apresentar uma solução. Ele é um financiamento importante para a criação de empreendimentos e seus respectivos modelos de negócios”, explicou.

Os interessados devem acessar o link de inscrição e preencher o formulário on-line.  

Reunião aberta do grupo de pesquisa ETC

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: