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Grupo de pesquisa da UFMA lança livro na FSADU

publicado: 21/06/2022 19h00, última modificação: 22/06/2022 21h07

Na última sexta-feira, dia 17, ocorreu, no auditório da Fundação Sousândrade, o lançamento do livro “Uma Escola que Dialoga e se Reinventa: Memórias de um Processo de Autoformação”, organizando pela Profa. Dra. Edith Maria Batista Ferreira e pela Profa. Dra. Joelma Reis Correia. Esteve presente no evento a Presidente da Fundação Sousândrade, Professora Mestra Evangelina Noronha, que destacou a importância da produção científica na Academia como forma de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas do saber. Parabenizou as autoras e os familiares presentes pelo lançamento do livro, fruto de um trabalho de pesquisa de professores, alunos e demais profissionais da educação.

O livro é resultado de um percurso de autoformação coletiva vivido na Unidade de Educação Básica Augostinho Vasconcelos, escola pública municipal de São Luís-MA, em parceria com o Observatório das Práticas de Leitura e de Escrita (OBPLE), Projeto de Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa “O ensino da linguagem escrita como processo dialógico” (GLEPDIAL).

Em sua apresentação, as autoras do livro destacam que: “As análises e reflexões acerca de um projeto de alfabetização centrado em atividades de iniciação à leitura e à escrita fundadas, em processos de autoformação, são apresentadas nesta obra, como marco de sucesso possível! A apresentação do livro em pauta, síntese dos resultados do acompanhamento de um projeto de formação desenvolvido em parceria entre pesquisadores/formadores universitários e o empenho de professores de ensino básico com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, pretendem pôr em destaque alguns elementos fundantes de um processo de ensino-aprendizagem concebido como processo de autoformação, algo aparentemente contraditório por envolver três esferas de atividades: do pesquisador formador, do professor e do aluno.”

Publicado originalmente em 21/06/22, no site da Fundação Sousândrade.

Por: Fundação Sousândrade

Revisão: Jáder Cavalcante

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