Grupo de pesquisa “ETC – Comunicação, Tecnologia e Economia” cria projeto de divulgação científica

publicado: 15/06/2022 12h54, última modificação: 15/06/2022 13h17

Para que mais pessoas possam entender, debater e conhecer assuntos que impactam o seu dia a dia, o grupo de pesquisa “ETC – Comunicação, Tecnologia e Economia” criou, em abril, o projeto de pesquisa e extensão “Divulgação Científica e ETC”, em que tem como proposta ampliar a perspectiva das pessoas por meio da criação de conteúdos relacionados à tríade economia-tecnologia-comunicação.

De acordo com o coordenador do grupo e professor do curso de Comunicação Social da Cidade Universitária, Ramon Bezerra, quem tiver interesse sobre o assunto, pode participar ativamente desse projeto por meio de encontros abertos de estudo quinzenalmente às terças-feiras, sempre às 19h30, via Google Meet, mediante realização de inscrição em formulário on-line disponível no Instagram.

O professor Bezerra informou que as atividades do grupo podem ser acompanhadas de perto por meio das redes sociais do ETC. Além disso, para falar mais das ações, ele concedeu uma entrevista à Diretoria de Comunicação da Superintendência de Comunicação da UFMA. Confira abaixo.

DCom: Como o projeto foi iniciado?

Ramon Bezerra: A ideia do projeto surgiu no âmbito do grupo de pesquisa ETC, que estuda fenômenos na interseção entre comunicação, tecnologia e economia, e foi percebido o potencial interesse de profissionais, discentes e docentes de outras áreas do saber do Brasil — e não apenas da comunicação social — nas questões estudadas pelo grupo. Além disso, tivemos a ideia diante da imbricação cada vez maior entre práticas econômicas e tecnologias de comunicação, que pode ser percebida no surgimento de novos sistemas de pagamento e consumo, fenômenos que compreendem essas três áreas e se tornam cada vez mais recorrentes e imprescindíveis.

DCom: Como o projeto é realizado?

RB: O projeto reúne uma equipe executora composta por docentes do Departamento de Comunicação Social e por estudantes dos cursos de graduação em Comunicação Social e do Mestrado Profissional em Comunicação, todos da UFMA. Os conteúdos produzidos são publicados e compartilhados em quatro plataformas on-line: Medium, Instagram, Twitter e Facebook. Entre essas quatro plataformas, apenas duas estão sendo usadas como objeto de teste e experimentação de conteúdos: Medium e Instagram. As outras plataformas, Twitter e Facebook, são utilizadas para replicar os conteúdos feitos para as plataformas anteriores no intuito de alcançar e envolver mais pessoas.

Publicamos, toda segunda-feira, um texto no Medium e três publicações diferentes no Instagram – nas segundas, quartas e sextas – derivadas do conteúdo do Medium. No Facebook e no Twitter, além de replicar as três publicações do Instagram e a publicação do Medium, temos postagens originais, geralmente por meio do compartilhamento de notícias que tenham relação com as áreas estudadas pelo ETC.

Além da publicação dos conteúdos, outra atividade do projeto são os encontros quinzenais de estudo aberto por meio de interações síncronas do Google Meet. Nessas reuniões, buscamos aprofundar os conhecimentos da equipe executora sobre as temáticas do projeto, por meio do diálogo entre os integrantes, e oferecer um espaço regular de interação sobre conhecimentos científicos.

DCom: Qual a importância dessa transdisciplinaridade?

RB: A transdisciplinaridade é uma característica do ETC desde a criação do grupo. Como estudamos fenômenos localizados na fronteira entre comunicação, tecnologia e economia que não podem ser completamente localizados em disciplinas específicas e que exigem mais do que a aproximação com outras áreas do saber já constituídas, buscamos teorias e metodologias que nos ajudem a compreender os fenômenos além dos recortes pré-estabelecidos, priorizando uma abordagem integral que compreende os fenômenos existentes em um contexto heterogêneo sempre em mudança.

Por: Jarina Milena

Produção: Marcos Paulo Albuquerque