Grupo de Estudos Trabalho Escravo e Comunicação, do Câmpus São Luís, lançará a cartilha “Do quilombo pra rua: o João que vive em nós”, de combate ao trabalho escravo, no dia 15 deste mês

publicado: 03/02/2022 11h59, última modificação: 03/02/2022 21h41

O Grupo de Estudos Trabalho Escravo e Comunicação (Getecom), do Departamento de Comunicação Social do Câmpus São Luís, lançará, no dia 15 deste mês, às 10h, via Google Meet, a cartilha paradidática “Do quilombo pra rua: o João que vive em nós”. Com o objetivo de conscientizar os alunos a respeito do trabalho análogo à escravidão, o material foi elaborado para ser aplicado, principalmente, com alunos de escolas quilombolas da Baixada Maranhense. As inscrições são gratuitas, por meio de um formulário on-line.

A cartilha conta a jornada de João, que nasce em um quilombo e que, em determinado momento, resolve sair do mocambo em busca de novas oportunidades de trabalho. Ao sair, ele passa por situações que o fazem suscetível ao aliciamento para o trabalho escravo sem que ele próprio perceba.

Este trabalho é uma das ações do projeto de pesquisa “Comunicação, migração e trabalho escravo contemporâneo: trajetórias de vida de trabalhadores e trabalhadoras rurais da Baixada Maranhense”, coordenado pela professora Flávia Moura, do curso de Comunicação Social. O intuito é trazer uma abordagem dos aspectos culturais e de pertencimento das comunidades quilombolas.

A docente afirma que a cartilha começou a ser produzida em agosto de 2021, com base em outra ação desenvolvida pela Getecom. “A gente lançou, no ano passado, a campanha radiofônica ‘Trabalho certo: mesmo na precisão, não caia na escravidão’. Durante essa campanha, de sensibilização de combate ao trabalho escravo, as lideranças quilombolas falaram sobre a possibilidade de construir um material que pudesse subsidiar essa discussão nas escolas, principalmente nas escolas onde ficam os quilombos”, pontuou.

Além de pesquisadores e estudantes da UFMA, o processo de criação conta com a colaboração de representantes do Movimento Quilombola do Maranhão (Moquibom), da Comissão Pastoral da Terra (CPT) — Regional Maranhão; e de lideranças comunitárias quilombolas do Maranhão.

Os inscritos receberão o link da sala na véspera do evento. Após o lançamento, o material será disponibilizado para uso gratuito e irrestrito, em formato digital, para escolas públicas, comunitárias e/ou privadas do Maranhão.

Para mais informações, siga o perfil do Getecom no Instagram, em @getecom.ufma.

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque