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Grupo de estudos da UFMA lança obra com foco na Educação Inclusiva
O Grupo de Estudos e Pesquisas na Área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE), vinculado ao Colégio Universitário (COLUN) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou, em junho, o lançamento digital do livro "Inclusão Escolar: Perspectivas e Práticas no Atendimento Educacional Especializado e no Ensino Comum", no site da Editora Aya. A publicação é fruto do trabalho coletivo de docentes, pesquisadores e profissionais da educação vinculados ao grupo de estudos e está em formato digital com acesso gratuito.
Organizada pelos professores Paulo Roberto de Jesus, Alessandra Belfort Barros, Ana Zilda dos Santos e Gilsene Daura da Silva, a obra reúne estudos e relatos de experiências voltadas à educação inclusiva. Os textos abordam temas centrais como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), o trabalho em salas de recursos multifuncionais, práticas colaborativas entre professores e estratégias pedagógicas voltadas para estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades ou Superdotação.
Segundo o professor Paulo Roberto de Jesus Silva, o AEE desempenha um papel essencial na promoção do direito à educação no país. “[O AEE] Representa uma política educacional fundamental para garantir o direito à educação desses estudantes. No atual cenário da educação pública brasileira, marcado por desafios estruturais, sociais e pedagógicos, o AEE contribui para a superação de barreiras à aprendizagem e à participação, por meio de práticas diversificadas e acessíveis em uma perspectiva inclusiva, equânime e anticapacitista”, ressaltou ele.
Direcionado a professores da educação básica, estudantes de licenciaturas, pesquisadores, gestores educacionais e demais profissionais envolvidos com a inclusão escolar, o livro oferece um panorama aprofundado e multidisciplinar sobre os desafios e possibilidades da educação inclusiva no Brasil atual.
Ao comentar o potencial formativo do livro, o Paulo Roberto destaca:
“A obra foi elaborada por quem tem atuado no contexto real das escolas brasileiras, com suas práticas mediadas por uma abordagem teórica que se coaduna com um projeto democrático e emancipatório na educação. Portanto se destaca por apresentar vivências concretas, análises críticas e proposições metodológicas que dialogam diretamente com a realidade dos profissionais da educação nacional. Ao abordar temas como o uso de recursos pedagógicos acessíveis, a importância da formação docente, o papel da cultura de paz na inclusão escolar, as especificidades do trabalho com estudantes com TEA (autismo), deficiência visual e altas habilidades, entre outros, o livro se constitui em um valioso instrumento para a formação continuada”.
O lançamento presencial está previsto para o mês de agosto com data e local ainda a serem definidos. Essa será uma oportunidade para aprofundar o debate e valorizar as ações de formação desenvolvidas no contexto da universidade pública.
O livro está disponível de forma gratuita no site da editora. Clique aqui para baixar!
Mais informações disponíveis no perfil do grupo de pesquisa no Instagram.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante