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Grupo de Estudos da UFMA lança livro sobre inclusão escolar na 18ª Feira do Livro de São Luís

publicado: 06/10/2025 11h55, última modificação: 06/10/2025 14h17
Grupo de Estudos da UFMA lança livro sobre inclusão escolar na 18ª Feira do Livro de São Luís

No dia 1º de outubro, o Grupo de Estudos e Pesquisas na Área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou o lançamento do livro “Inclusão Escolar: Perspectivas e Práticas no Atendimento Educacional Especializado e no Ensino Comum”, da Editora Aya, na Casa do Escritor, durante a 18ª  Feira do Livro de São Luís (Felis). 

Organizada pelos professores Paulo Roberto de Jesus Silva, Alessandra Belfort Barros, Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo e Gilsene Daura da Silva Barros, a obra reúne capítulos produzidos por pesquisadores da UFMA em parceria com docentes de diferentes instituições nacionais, trazendo discussões pertinentes sobre experiências pedagógicas e reflexões teórico-práticas relacionadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e à sua interface com a escola comum. Entre os temas abordados estão deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades/superdotação, tecnologias assistivas e práticas inclusivas em diferentes contextos educacionais.

Para a professora Ana Zilda dos Santos Cabral, organizadora e uma das autoras da obra, o lançamento durante a Feira do Livro teve um significado especial. “A Feira do Livro já é um evento consolidado em nossa cidade, um espaço que reúne um grande público e que valoriza a produção intelectual local. Estar presentes nesse cenário nos possibilitou divulgar nossa obra no Espaço do Escritor e apresentar à comunidade ludovicense os resultados de nossos estudos e pesquisas na área da inclusão escolar. Foi, sem dúvida, uma oportunidade ímpar e um verdadeiro marco para todo o grupo de professores envolvidos na construção dessa obra coletiva”, ressaltou. 

A docente destacou ainda a diversidade de público que acompanhou o lançamento. “Reunimos professores, estudantes da área, pesquisadores, leitores interessados e também familiares, cuja presença representou um apoio fundamental em nossa trajetória. Essa variedade de olhares enriqueceu ainda mais o momento, reforçando o caráter inclusivo e coletivo da nossa produção”, pontuou Ana Zilda.

Voltada a pesquisadores, professores e gestores que atuam na educação básica e superior, a publicação constitui um importante instrumento para o fortalecimento de políticas públicas, a ampliação da formação docente e o incentivo a práticas pedagógicas inovadoras orientadas pelo princípio da inclusão escolar.

A professora da rede municipal de São Luís Luanna Pereira de Sousa, que também integra o GEPAEE, relatou a emoção de publicar, pela primeira vez, um livro em parceria com o grupo. “O momento do lançamento do livro ocasionou satisfação, emoção e orgulho, pois é o meu primeiro livro e, ademais, como professora, me vejo além dos muros da escola e ao mesmo tempo promovendo conhecimento que enriquecerá ainda mais minhas práticas e de outros colegas professores”, comemorou.

Com caráter científico e formativo, a produção coletiva dos docentes reforça a missão da UFMA de produzir conhecimento acadêmico voltado para a transformação social e para a promoção de uma educação mais inclusiva.

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

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