Notícias

Gilberto Schwartsmann, escritor, dramaturgo e oncologista, será homenageado com o Mérito Cultural pela UFMA

publicado: 06/12/2022 12h15, última modificação: 06/12/2022 18h32
Gilberto Schwartsmann, escritor, dramaturgo e oncologista será homenageado com o Mérito Cultural, pela UFMA.jpg

Escritor, dramaturgo, médico oncologista, pós-graduado pela Universidade de Londres e membro da Academia Nacional de Medicina, Gilberto Schwartsmann será homenageado no dia 12, segunda-feira, com o Mérito Cultural, categoria Personalidade Nacional, distinção honorífica que será entregue, pela primeira vez, a um representante nacional. A cerimônia ocorrerá no cineteatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, com transmissão ao vivo pelo Canal Institucional da UFMA, no YouTube, a partir das 18 horas.

A distinção Mérito Cultural é entregue a personalidades que têm contribuído significativamente para a cultura do país e do estado em diversos segmentos como literatura, música, teatro, artes plásticas e cultura popular. Os homenageados ganham destaque por relevantes atividades ou trabalhos prestados ao desenvolvimento da cultura em qualquer das suas áreas. A solenidade está prevista no Estatuto da UFMA relativo ao título 'Das Dignidades Universitárias'.

Natural de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Gilberto Schwartsmann se graduou em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), em 1980, e, em 1983, especializou-se em Oncologia Clínica pela Middlesex Hospital University College Royal Marsden Hospital.

Professor titular de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gilberto Schwartsmann é membro da Academia Nacional de Medicina, escritor e dramaturgo, com obras traduzidas para o espanhol e o francês.

O homenageado é pós-graduado pela Universidade de Londres e tem PhD pela Universidade Livre de Amsterdam, além de possuir pós-doutorado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Schwartsmann foi presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina e Central de Desenvolvimento de Drogas Anticâncer da organização europeia para a pesquisa e tratamento do câncer. Atualmente, é membro da Real Academia da Espanha e professor emérito da Escola Latino-Americana de Oncologia.

Em seu vasto currículo, o professor já presidiu a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul e a Bach Society Brasil, e hoje, Gilberto preside a Associação Theatro São Pedro e a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Ainda acumula as funções de diretor do Instituto de Oncologia Kaplan do Rio Grande do Sul e a de presidente da Fundação SOAD de Pesquisas do Câncer. Desde 1993, faz parte do Conselho do Instituto do Câncer Infantil do RS, do qual é Membro Fundador.

Entre inúmeras homenagens já recebidas, tanto em nível nacional quanto internacional, ele já foi agraciado com o prêmio Eva Sopher de destaque cultural e com o prêmio Açorianos de Cultura, de Porto Alegre. Também Recebeu o prêmio da Associação Rio-grandense de Imprensa, o prêmio Açorianos de Artes Visuais e a Medalha do Exército Brasileiro.

No universo acadêmico, Gilberto Schwartsmann já orientou cerca de cem teses e dissertações, publicou vários livros e capítulos no país e no exterior, com mais de 250 artigos. É professor pesquisador do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e da UFRS, instituições nas quais trabalha para o desenvolvimento de drogas anticâncer. No HCPA, ministra a disciplina de Oncologia Básica na graduação e dá aulas no curso de pós-graduação. Também é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Terapêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Por: Sansão Hortegal

Revisão: Jáder Cavalcante