Gestus: Empresa júnior da UFMA produz espetáculo francês “Solas”, nesse sábado, 19, no Teatro Arthur Azevedo

publicado: 17/08/2023 19h37, última modificação: 17/08/2023 20h08

O Teatro Arthur Azevedo — segundo mais antigo do Brasil  receberá, na noite desse sábado, 19 de agosto, o espetáculo “Solas”, idealizado pela companhia francesa Corps Indociles e produzido nacionalmente em parceria com a Gestus Produções Culturais, do Departamento de Artes Cênicas (Deartc) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Retratando a história de quatro mulheres de diferentes nacionalidades  tunisiana, romena, japonesa, iraquiana  e suas respectivas trajetórias, o texto interdisciplinar, que transita entre o cinema, o teatro e a dança, busca debater o papel dos corpos e da memória dentro de um cenário que propõe desafios, transformações, e simbolismos que refletem o sentimento de pertencimento da mulher migrante.

Com proposta interativa, a iniciativa da docente Fernanda Areias de Oliveira, fruto de sua pesquisa de pós-doutorado no Curso de Artes Cênicas, contará também com a realização de workshops exclusivos e abertos ao público. Essa proposta visa fomentar ainda mais o intercâmbio cultural entre os dois países, a fim de proporcionar novas vivências aos participantes e enriquecer suas experiências.

As oficinas são:

“ATUAÇÃO PARA CÂMERA”:

Ministrada pela atriz Eliane Umuhire, o encontro foi baseado em uma masterclass sobre a atuação em diferentes contextos, como cinema, televisão e teatro. Com passagens por produções de diferentes países, os alunos foram convidados a se aproximarem de novas óticas e formas de relacionar-se com as câmeras.

Período: 15 de agosto, turno matutino e vespertino.

Público-alvo: Público em geral.

Local: Teatro Arthur Azevedo

“TEATRO E INTERMIDIALIDADE”:

Fernanda Areias e Benjamin Nid apresentaram históricos sobre o uso de vídeo, no teatro. Eles demonstraram, por meio de teoria e prática, as técnicas e recursos tecnológicos que permitem que seja possível unir uma série de mídias e usá-las dentro do ambiente teatral.

Período: 16 de agosto, turno matutino e vespertino

Público-alvo: Público em geral

Local: Teatro Arthur Azevedo

TEATRO E INTERMEDIALIDADE“:

A Companhia Corps Indociles realizará oficina formativa com foco no teatro intermedial. O recorte será sobre o uso de softwares de gestão de som e imagem ao vivo para criação em artes cênicas.

Período: 21 e 22 de agosto, turno vespertino

Público-alvo: Exclusivo para alunos da UFMA

Local: Centro de Ciências Humanas (CCH)

Para o coordenador da Gestus e professor da UFMA, Victor Silper, projetos como esse colaboram não somente para a formação profissional dos agentes culturais, mas também marcam a história e lembrança do público amante das artes, por meio do intercâmbio cultural. “Precisamos conhecer o que está sendo produzido em outros países no campo da linguagem, estética, poética e, em especial, da dramaturgia, pois isso ajuda a reverberar, fortalecer e influenciar no nosso pensar e fazer teatro dentro do Maranhão”, pontuou.

Segundo ele, a troca de riquezas e saberes desempenha papel fundamental para manter o crescimento da cena cultural. “Recebermos um espetáculo da França gera outro olhar acerca das nossas manifestações artísticas dentro do estado e do país”, disse.

Mariana Madeira, discente do 6º período do Curso de Teatro, afima que a realização do espetáculo Solas é uma das muitas iniciativas da Gestus que prezam por reforçar seu compromisso com a diversidade e excelência artística dentro do território estadual e nacional.

“O destaque internacional do espetáculo não só chama a atenção para nossa Universidade, mas também abre portas para novas possibilidades, parcerias, intercâmbios culturais e oportunidades de aprendizado. Nós nos envolvemos na projeção das produções culturais como possibilidade empregacional, acadêmica e artística. Esse espetáculo é um testemunho do nosso comprometimento em promover o potencial artístico, a criatividade e a colaboração que os alunos do Curso de Teatro da UFMA representam para a sociedade. Estamos ansiosas para compartilhar essa realização com todos e celebrar juntos a culminância desse processo”, finalizou Mariana.

Ao total, serão distribuídos, gratuitamente, 500 vagas para o público. Cada pessoa poderá pegar até dois ingressos na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo, a partir das 13h30 da tarde, nos dias 18 e 19 deste mês.

Saiba Mais:

Gestus - Empresa Júnior de Produção Cultura

A Empresa Júnior Gestus Produções Culturais é uma iniciativa de discentes e docentes do Curso de Teatro da UFMA, instituída no ano de 2018. Constitui-se como atividade acadêmica, com a finalidade de gerir projetos artísticos da comunidade em geral, como festivais de teatro, espetáculos teatrais, oficinas artísticas, entre outros.

A Gestus, em prol de uma política de desenvolvimento para a cultura, tem a missão de trabalhar com base nas relações entre criação, produção, distribuição e demanda de produtos e serviços culturais; dos mecanismos mais variados de incentivos, fomento, e regulação.

Atualmente gerida pelas discentes do curso de Teatro Mariana Madeira e Aline Coutinho e coordenada pelo docente Victor Silper, a empresa júnior tem escritório no Núcleo Avançado de Empreendedorismo da UFMA, com anexo no Teatro Arthur Azevedo, ficando responsável por administrar projetos de grande projeção no estado, como a Semana de Teatro no Maranhão, a Semana Maranhense de Dança, além de promover a regularização de artistas por meio do apoio à emissão de Registro Profissional de Artista perante o Ministério da Economia.

Acompanhe o Instagram da Gestus

Realize sua inscrição na oficina aqui

Por: Júlio César

Produção: Júlio César