Gestão Superior faz reuniões com professores e coordenadores dos centros do continente

publicado: 15/03/2024 13h53, última modificação: 15/03/2024 13h53
Gestão Superior faz reuniões com professores e coordenadores dos Centros do continente

Ao fazer visita às cidades de Chapadinha e São Bernardo para colações de grau, a Gestão Superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) reuniu-se com coordenadores e professores para discutir demandas e ouvir as necessidades de cada câmpus da Universidade. Em Chapadinha, a reunião teve a participação do pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, do diretor do Centro de Chapadinha, Marcos Bonfim, e dos coordenadores dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas Licenciatura, Engenharia Agrícola e Zootecnia. Romildo destaca a importância da reunião para o alinhamento de propostas e soluções para as demandas feitas pelas coordenações e a diretoria: “Nós temos por hábito, nesses processos que envolvem as colações de grau nos nossos câmpus do continente, aproveitando nossa estada nesses locais, promover essas reuniões de alinhamento, principalmente, das questões relacionadas aos nossos cursos de graduação com a gestão de cada unidade, ou seja, com o seu diretor e com os coordenadores de cursos. Nós estamos em um momento particularmente importante, iniciando nosso período letivo 2024.1, então temos que ter esses momentos, o que é extremamente relevante ao funcionamento dos nossos cursos de graduação”.

Na reunião, foram discutidas formas de tratar a atualização do Projeto Pedagógico dos cursos (PPC), que se trata de um importante instrumento de planejamento para o desenvolvimento das atividades pedagógicas dos cursos de graduação da instituição. Marcos Bonfim, diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, fala sobre a importância da reunião para finalizar esse processo: “Nós conversamos com o pró-reitor para o alinhamento de alguns pontos que faltava serem discutidos a respeito do PPC. As coordenações estão finalizando o trabalho, existem questionamentos que podem ser pertinentes a uma conversa com a pró-reitoria para que os documentos possam ser finalizados e caminharem para aprovação. É uma discussão que vem sendo feita há mais de um ano”.

Em São Bernardo, a reunião fez parte da programação da Semana de Planejamento e teve a participação de professores, coordenadores de cursos, do diretor do Centro, Jefferson Almeida, do pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, e do reitor Fernando Carvalho. Alguns dos temas abordados incluem o fortalecimento das coordenações; o Programa de Qualidade da Graduação, que fará um diagnóstico dos cursos para melhorar a qualidade do ensino oferecido pela Universidade, e foi anunciado o projeto da Reitoria Itinerante, que tem o objetivo de aproximar os centros do continente da administração superior da Universidade, com previsão de início a partir de abril.

Jefferson Almeida, diretor do centro de ciências de São Bernardo, analisa a importância da reunião para apurar melhorias e balancear demandas relacionadas ao funcionamento do câmpus: “É importante nós alinharmos com a gestão superior as ações que eles estão desenvolvendo, alinhar as nossas demandas que temos aqui no Centro de Ciências de São Bernardo. Esse momento é importante, pois nos aproxima da reitoria, principalmente do corpo docente e administrativo que compõe o nosso centro, visto que às vezes, a nossa gestão fica mais em contato com a gestão superior, enquanto os docentes ficam mais afastados, e, com essa reunião, foi possível que o reitor pudesse ouvir dos próprios professores as suas demandas”.

César Chaves, coordenador do curso de Turismo do Câmpus de São Bernardo, avalia, do seu ponto de vista como docente e coordenador, a importância de reunir-se com a gestão superior para discutir demandas relacionadas ao curso e ao funcionamento geral da Universidade: “Sem dúvidas, é um momento ímpar, um momento em que temos para nos aproximarmos e dialogarmos com a gestão superior, já que ela se faz presente na sede, na capital, e nós estamos no continente, por vezes nos sentimos afastados pelo distanciamento, pela infraestrutura, sabemos como é a realidade das cidades do interior do Estado do Maranhão. Esses momentos são de suma importância para que nós possamos sentar, ouvir, conversar, apresentar nossas demandas e mostrar as nossas dificuldades”.

Por: Karina Soares

Produção: Ingrid Trindade