Notícias

Gestão superior da UFMA se reúne com a Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro

publicado: 14/03/2024 12h07, última modificação: 14/03/2024 12h07
Gestão superior da UFMA se reúne com a Secretária Municipal de Saúde de Pinheiro

Na última quinta-feira, 7, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho; o diretor do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPI), Alexandre Vitor de Lima; o pró-reitor de Ensino, Romildo Martins; e as coordenadoras dos cursos de Medicina e Enfermagem de Pinheiro, Andréa de Neiva e Tamires Barradas, respectivamente, estiveram reunidos com o secretário de saúde de Pinheiro, Kaio Hortegal, com o intuito de alinhar pontos da parceria entre a UFMA e a Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro, para o desenvolvimento pleno das atividades dos graduandos na área da saúde na rede municipal de saúde.

O reitor Fernando Carvalho destacou a importância da realização da reunião e o realinhamento dos laços entre a Secretaria de Saúde municipal de Pinheiro e os cursos de saúde da UFMA: “Nós estamos aqui em uma reunião muito produtiva com o secretário de saúde, juntamente com as coordenadoras do curso de Medicina e Enfermagem, nosso diretor do Centro, Alexandre e o pró-reitor de Ensino Romildo Martins, em grande diálogo para fortalecer os nossos laços, principalmente, voltados para a questão dos nossos alunos, de oferecer as melhores oportunidades para que eles possam exercer as suas atividades, assim como outras ações que estamos prevendo realizar juntos. Estou muito contente que pudemos chegar a um denominador comum, vamos assinar um acordo agora com a Prefeitura para que possamos dar a continuidade e qualidade para os nossos alunos de Medicina e de Enfermagem e, além disso, podemos melhorar a qualidade de atendimento para a comunidade de Pinheiro”.

Kaio Hortegal, secretário de saúde de Pinheiro, avaliou a parceria e como o convênio trará benefícios para a população do município: “Só conseguimos ver no futuro bons frutos. A parceria entre a Universidade, município e estado sempre existiu e a reafirmação com a UFMA é extremamente essencial para que esses alunos consigam ter um desenvolvimento favorável. De uma forma bem simples, esse desenvolvimento sempre vai gerar uma qualidade de atendimento para a população da nossa cidade, então existe uma relação mútua em que todos saem ganhando, logo observamos que a UFMA tem sua parte acadêmica contemplada, o município tem uma parte de atendimento bem-consolidada e desempenhada pelos profissionais que já vem de São Luís onde a maioria tem doutorado, são profissionais de renome, e nós achamos que a reafirmação disso nos trará bons frutos”.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Tamires Barradas, analisa o diálogo entre a UFMA e a Secretaria de Saúde para a renovação do convênio e os benefícios que podem surgir para o curso e a população: “Nesse contexto de mudanças de gestão, desde a Secretaria Municipal até as coordenações dos cursos de Enfermagem e Medicina, é importante estreitar esses laços, renovar esses convênios e fortalecer ainda mais a questão do COAF. É algo fundamental para as nossas práticas e estágios para termos mais interação com os serviços do município de Pinheiro, então é algo fundamental para que a Universidade cumpra também o seu papel social, além de termos um campo de prática e campo de estágio”.  

Aluno do décimo período do curso de Medicina, Lucas Dias Vasconcelos acredita que a aproximação entre a Prefeitura e a UFMA vai melhorar a qualidade do ensino. "Percebo uma reaproximação da gestão da UFMA, especialmente no CCPI, com a Prefeitura. Sou um aluno que entrou antes da pandemia, então sou de uma época em que a Prefeitura era mais próxima e tinha uma responsabilidade que garantia que a UFMA saísse dos seus muros e atendesse melhor à população. No pós-pandemia, percebemos um afastamento, e agora fico particularmente feliz de ver essa reaproximação, de ver a UFMA tentando implementar novas medidas, principalmente, no momento em que discutimos a atualização das diretrizes curriculares nacionais para graduação em Medicina. Nós estamos em um momento de celebrar, de mudar o nosso currículo e de nos reaproximarmos de uma qualidade de ensino ainda melhor tanto no curso de Medicina quanto nos outros cursos existentes”, avaliou o discente.

 

Por: Karina Soares

Produção: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: